O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

O E~SIXO 187 O professor palestran°L com a criança em termos claros, desenvolvendo habilmen– te os pontos acima indicados. Evilarà a fa– di ga do alumno , tendo sempre em vista que se dirige a uma classe inicial. Ao referir- e ao P ar.i e ao Bra il , mos– trai-os-à no mappa; elo mesmo modo dili– ~enciará por apresentar aos e colares re– tratos das individualidades a tratar. 3.º \N '0 Chrü,tov8m Colombo ( descobri– mento da Arn e rica ). Pedro Alva– res Cabra l I descobrimento do Bra– sil ). Thomé de Souza e Caramurú ( fundação da cidade dfl Bahi a ). Men de Sá ( fundação da cidade do Rio de Jane iro ). Jl . Pedr0 I , José Boniíacio de Andrada e Silva ( inde pend encia do Brasil ). D. Pedro 11. V isconde do Rio Branco . Princeza D. Jzabe l ( a li ber– tação dos esc ravos ). Castello Branco ( funda ção da ci – dade de Belem ). Por meio de explicações conci a e prn· dentemente diri g id as, o prores·or, nesta clas– se, transmittirá á criança os conhecimen– tos bistoricos que tenham relaçfLo com os nomes acima mencionados. As licções con– tinuam a se r pequenas palestra s. Exercite-se no alumn o a faculdad e da atteução, ev itando-se o mecaui mo da de– coração, para que se torne o e tudo vivo e animndo, lendo-se ou razendc>-se " menino lêr o a sumpto a explicar; façam- se re.t'e– rencias ás es tampas (no caso de o li vro as possuir). Na escu la primaria este ensino lo da Ilistoria) póde começnr desde o, segun– do livro de leitura pelo menos. E preci– so que o li vro de leitura entre nós se re– forme completamente e que sobre tudo fale do Brabil e de nossas cousas» . (José Ve– rissimo - A E<lucaçlio íli1ciom1)). 4. º ANNO Descohrimento da America e do Brnsil. Os tres primeiros governadores geraes . Vinda da familia r eal ponugue– za para o Brasil. Partida de D. J oão V] p,1r;1 a Europa. D. Pedro ( pr incipe regente ). Sete de Setembro (a inclepen – dencia do Brasil). D. Pedro I (seu reinado ); a ab– dicação . D . Pedro II; a ma ioridade. Extin cção elo trafico africano (Eu– seb io de Que iroz). A le i do ventre li,,re . Liberda– de do~ sexagenariJs. Liberdade dos escravos ( r 3 de Ma io). Propaga ndistas da abo lição. A proclamação da Repuhlica. Fundacão da cidade de Belem. .Adh csão do Pará á J ndependen- cia. .Muito fac to aqui trntado foram obje– to de e tudo no anno nnte ri or: suo um des– dobramento , uma amp li ação clnq11elles, e o profe&sor de ve, independente dns prele– cções omes, dar as explicações por meio da leitma, «pela eommemoração escolar dns grandes datas nacionaes»; leva1· os alu– mnos ao mappa geographicos, as ignalando ou fazen do estes a sig·nalarem a· localida– des em que os acontecimentos historicos . e deram. Curso complementar J .º ANNO De cobrimento do Brasil. Os primitivos habitantes d:i re– g ião. Governo Gern l (Thomé de Sou– za; Duarte da Co ta ). Invasão franceza no Rio lk ],1- neiro ( len de. Sá, E tacio de Sú , Sal ,·ador de Sa ). _ 1!'i,- catec he e e a escraviwção do::. 10d1genas; a acção dos jcsuit.1::. ( ' o– brega , Anchi eta e Antonio Vi e ira \. Bnndeiras (Fernão Di.is Pai?::. 1 e– me ). Füctos capi taes das lucta s nati– vistas; precursores cla:independencia; a revolta de Beckman; os mascat e::.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0