O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
O l!}NSINO 185 O Brasil; situação geographica; su a configuração e limites . Super– fíci e, população e gove rno. Recursos economicos ( produ– cções min eraes, vege taes e a ni– rnaes ). Accidentes phys icos mais notave is . Vias de communicação . O Estado d e Pará . Estudo mais d esenvolvid o. Situ ação, confi gura– ção e limites; aspec t o phys ico. Cos– tas. Industria e commercio. Super– fíci e e popul ação. Instituições e es tab e lecime ntos ( pt blicos e parti– cul a re ). Cidc1de s e v ill as principaes. O c>studo sení fe ito pel<> mappa e pelo g lobo geog...aphico. Só o mappa deverá ser decorado pelos a lumnos e nun ca com– pendios. O prc,fess(lr em11re que preleccio– nar, fará. que os alumn()S acompan hem pelo ,nappa a licção professada. Neste an no, o estudo m1iis de. envolvi– do do Brasil comprehendení. os Estad1Js, o Terri torio do Acre com s,~u s departame ntos e o Districio Fede ral. Os alumuos r!eve– rão ci,nbecer os Es,tad('ls co, teiros de Nor – te a Sul e de Sul a Norte, e os centrues, todos pela respecti\'a situaçilo, e quacs os E stados que confinam com paize estran– ge iros. Referindo -se ás <liffe rentes v ia de corn– mnnicação, o professor lhes indicará as van– tagens, facilidade, valor econr,mico, etc., e salie ntará. a s deste E sta do, assim como, ao tratar da indu tri a e do commercio, demons– trará as riquezas do solo paraense. O professor insistir."t nos esboços carto– g-raphi cos do Brasil e dos Estados e fa rá o o mei;mo, sempre que possível, quando em estudo de paizes e trange iros. ~o tocante a institui ções e es tabeleci– mentos, falará dos mais impo l'tautcs. nome– nndo os da lo c:;i.Jidad e em que estiver a es– cola e procurando elucidar os a lumnos so– bre os demais por meio de ~ravura ou photog ra phias. Curso complementar I. 0 ANNO oções mais desenvolvidas su– hre n espheru terrestre. Círculos nrnximos e mínimos . Tropicos e circulos polares. Espbera celeste. Os astros. O oi: systema planetario. Movimento de translação da Ter– ra. oçôes de latitude e longitude . Distribui ção do calor. Cli mas ; sµas causas gemes. Mo– d ificadores do clima. Atmosph era e seu mov imento: ventos. Circul ação da agua; nuvem, ch u– va, orvalh o. Regiõ es fert eis e re– giões dese rti cas . Europa; in d icação de sua sit ua– ção geographi c.-i; de -;eus paizcs e r es pectivas cap itaes. Descripção pbysi ca da Europa, com re ferencia aos acc identes mai s n o ta veis. A fri ca; indi cação de sua si tua– ~ão geograph ica; de seus paizes , respec ti vas cap itaes. Desc ri pção phys ica da Afric.-1, com refer encia aos acc ident es mais notave is. Superficie e população compara– da da America , da Europa e da A fri ca . Recap itulação ma is desenvolvi– da dos es tudos o bre ::i America, o Brasil e o Pará. 2. MINO As in; indi cnção de sua s it u..1ção geographico; de se us principaes pai– zes e respectivas capi taes. D escripção physica da .-\ sia, com referenc ia aos acciden tes mais no– ta ve is . Oceanin; indi c<1ção de sua !:,itua– ção geographica e g randes di v isões. e us paizes e respectivas cap itaes . Oceani n; Descripção physica, com referencia aos acciden tes mn is notaveis. Estudo político summari~::,imo das cinco pc1rtes do Mundo. (Rap, civilização, g0verno, língua e reli– gião ). O Brnsil: estudo summario de
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