O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
O ENSL. O maneira a tornar a crian ça apta a re olver com desembaraço os trabalhos concern en– te·. O professor insisti rá sobre as noções forn ecidas no terceiro anno, ampli ando- as. Promoverá exercicio5 de mul tipli cação e divisão de um valor por •mm somma ou differenç:i. indicada, explicando o emprego do parenthesis e ensinando a elimi 11al-o, convencendo a criança por meiu de veri– ficações numerica : 5 (1> + 7); :3 (9- 7); ~ 4 etc . .. Concornilantemente ensinará o exer– cício im·erso;- pôr um fa;to r commum em evidencia, mostr:i.ndo que (8X 5)= (3X5)= (8+3) X5. No estudo das fracções ensinará as transformações e :ilterações. A simplifi– cação deye ser feita sempre que poss ível. P a ra a tt<> nuar a aridez propr-ia, o mestre reco rrerá a problema di versc,s e procurará fri sar a analog ias ent.re os differentes ca- os, deri vando dos pri ncípios p:ernes as re– gora a forn ec<>r. E nsinada a addi çào de fra– cçõe~, apresenta- se a hy potb esc de se r um inteiro uma das pa rcellas; reduzindo esse inte iro a fo rma de fracçr10, cujo denomina– dor s<>j a o da. outra parcell a, applica- se a reg-ra para sommnr duas fra cções, mostrando em segu'ida 11. obser vação do processo pela re~:;ra usada (2º caso), e ass im succ,' ssiva– mente. O pro fessor hab ituará o alumno a calcular determinada fracção de um nume– ro qualquer: i de 180; e subsequentemente fracçi'to de fracçrw : ; de~ . Na decirna cs es– tabelece a correspondeneia entre o numero de casas decinrnes e os denomi nadores, para ma is facil ass imilação elos prin cipios re– lativo,-; á operaçcies e alte rações pela mu– dança da. virgul a, baseando- e assim sobre a~ tracções ordinaria~. Em seguida se abor– daí·:i a con ver ito rec iproca de <•rdinaria s r.m decimaes. Conhecido o meca11i rno da s fracções decimae , compete appli ea l-o ao ~ystcma metrico. O alumno apprenderá a reduzir multiplos e s1ibmul tiplos e vice– versa, tratará conhet•imcnto com a unid ade dP superfí cie-metro quadrado-e lhe erá explicada a relaçi10 centnpl:i entre r s seus multiplos e submul tiplos. Depois será in– dicado o te rmo are como equi valente do cleeametro quadrado, bem como o hectare e o centiare. Sob o mesmo criterio, ~erá rrferida a uni fade de rnpacidade ( me tro enh ico), estabelecendo - se a identidade en– tre o litro e o decímetro cubico. a unidade d<> pesn-o grammo-e o centímetro cubico. Falar- se-á do stereo e sua appli cação. De- Ye- se ter em mira tornar o alumno se uhoi– do meca nismo do systema metrico. Curso complementar PR IMEI RO ANNO Reca pitul t1ção do ensi no elemen– tar. Li ge iros co nhec imentos sobre complexos e suas d iffe rentes t ra ns– formações; conversões de medidas a nti gas a modern as e v ire-ve rsa. Ra– zões e proporções. Regra de tres simples . Ja rnca.pi tulação cio ensino Alementar, o mestre deve ex ig ir clareza e precisão 11as defi ni ções e na. exposição dos processos em– pregados- aperfeiçoa ndo os conhecimento do alumno, que os deve resolver sob es– cru pul osa concateuaçào. O professor fará JJ roblemas em la rg·a e cala , res nlve ndo- os já arithmeticamente, j á algebri caments, para, o que hab ituará o alumno de nccôrrl o com as instrucções da9a s na orient:içü o geral. No es tudo dos complexos, serão exposta as differentes transfo rmações, facu ltando ao doc ente as relações necessarias e adaptando os problemas exclusivamente ,ta medid as ainda de relati vo emp rego (de comprimento , ele tempo o mon eta rio ). A noçi:w da ra,1110 entre g ra udezas e valores será forn ecida con– eretarnente, pela comparaç[w de grandeza e numeros, já precisando o exces o de uma sobre ou tra (razfto por differença, já deter– minando quantas vezes um abrange o outro. Assim ilada es a uoçiLo de relação, apre- eri t..-im-se alg un s exemplos abstractos (nu– mericos), offerecc ndo-se ensejo i l1ypothe e de 2 razões ig uaos : vem en tào o conheci– m~nto das equ idiffereni;a s e proporções pro– prrnmente d1t:is. Enumeram- se os seus ter– mos, explicam-se as differentes transforma– ções (altern ar, inverter, tran spôr), prorõem- se problemas a respeito, de prefcrencia concre tos. Em seguida, como co11sequencia immediata , explana- se o assumpto da 1·egrn. • de tres, ades trando-se o estudante na re– soluc;íto de trabalhos dessa 11atureza. ,\ntei; , quando se refer ir á proporcionalidade das grandezas, fula r:i das g randezas di rectarnen- te e inve rsamente proporcionaes, chnma ndo a attenção parn que não são directnmente proporcionaes g randezas taes que nugmen– tando uma., augmente a outra e sim tae•
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