O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

as palav ras e da terminolog·ia referente ás dun ultimas operações. TERCEIRO ANNO Recap itulação completa do e n– s ino a nterior, concern ente á nume– ração (arab ica e romana). á repre– sentação monetaria e ás tres primei– ras operações. Es tudo ma is desen– vol\·ido da Ji visão.Systema metrico– multiplos e submultiplos . 1 oção de diYisor e multiplo . Di,,isibil idade: ca racte res mais face is . Noções ge• raes so bre numeros primos. Deter– min ação d0 m. d. c. e do m. m. c. Fracções ( ord in arias e dccin,aes ): le it ura e escripta. N,, tercei ro anuo o alumno adquire o desembaraço neces ario no que diz r es peito 1L nnmeraçtio arabica e romana . Quanto a e tn, apprenderá a escrever e lêr com exa– ctidfto todos os numero,, não convindo exer– cício frequentes al ém de milhões, po r fa lta de interesse pratico. Quanto áquell a, o pro– fe sor recorrerá a multiplo e va riados exer – cícios para g·arantia de uma npprend izagem olida, já enunciando e fazendo enunci ar os num ro por ordens cpnradamcnte, j á determinando quantas unid ades de uma or– dem fto contidas ou qual o algari mo co r– relativo. O estudan te ficará ig ualmente ha– bilitndo na escripta e leitura cie rnlores monetarios quac quer o no conhecimento vi nal do padrõe co rrespondentes (moedas e ,·rdulas). A addiçfLo, a subtracção e a multiplicação contiuuar[10 a ser applicada cm probleuias de prog-re siva diffi culdadc: a crinnça ufw deverá encC1ntra r embaraços C'm effcctua r addiç.ões de muitas parcell as, sendo este numeros quae quer, ou subtra– cçõc3, cm cujo sub t.rahendo figurem alga– rismo de menor valor do que o correspon– <lente do subtractor, tendo logar e. se facto pm ordens seguidas e p reenchida por zeros o nlgumas casas dv termo maior. A multipli– caçfto ,erá objccto de desvelada atten«;ão; os seu termos scriL9 numeros qunesquer. O professor facultará ao estudante o Cll– nuccimento de processos e artificio~ desli– nndos a simplificar o calculo, sob dosag·em criterio a e procedendo á respectiva \'Cri– ricaçào prnrica. Nn diyisflo, o termo menor terít até tres 181 alg.uismo3. Os problemas envolverão a quatro operações. Serão ensinada as pro,a usuaes dns duas ultimas. A noção de di,isos será fornecida atravez das divisões exncta., e a de multiplos, como o producto de uma multiplicaçí\o. Conjunctamente se fornece a noção do quadrndo e cubo, apre entanrlo a potencias desses dois graus relativos aos dez primeiros numeros, lembrando que estes se dizem então raízes (quadrada e cubi ca, res– pectivamente). Quanto á divi ibilidade, e n– sinem -se os caracteres por 2, 5 e 10; 3 e 9; e 4. O mestre fa rá comprehender o que é numero p ri mo, quaudo dois ou mais nu– meros são primos entre i, exemplificando e faz endo exemplificar abundantemente. En– sin ar[L a construir uma tabella de numero– primos e decompôr um numero em eu fa – ctores primos. Referir-sr -á a di visores comrnun e con– segu in temente ao ID , c. d., ens inando a de– termin a~,ão r espectiva. Tratará de multiplo commum e do m, rn . c., apresentando o pro– cesso de determ inação. O profes or lembra rá tarnbem que o nu– mero que é divisível por 2 e por 3 o é tam– bcm por 6 . Sobre as fra cções mostrará a dua rna– neirn s de repre~entaçf10:-a commum (or– dinaria) e a particu lar (decimal), ensinando a le itura e a escripta de uma e outrn. Quanto ao s ·stcma metrico farà refer ncia n,os mul– tiplo., e submnl tiplo,, ind icando as sn:is re– lações, em ex igir rcducções. QUARTO A:NNO Re\'isão methodica dos program– mas anteriores, com est udo mais amplo, princ ipnlmente sob, e di ,·i– são. Estudo das translormaçõe , al– terações e operações sobre fracções (ord inarias e decimaes). Reciproca conversão; geratrizes e dizimas. Sys– tema metrico em gera l; reducção de multiplos a submultiplos e vice– versa. No quarto ,inno o professor se empe– nhará cm disciplinar os conhecimentos do estudantes, fazendo definir, explicar os pro– ces os usados nas differentes modalidade;,. do calculo, evitando, pornm, a decora\'fto mecanica da definições e regras. A di,· isílo con tituirá objecto de maxima attençilo, de -

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