O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
180 O ENSINO ~ei, objectos po1· dois meninos, e por tra– balho, analogos o estudante adquire a noçã,o da divis[lO. Apprende depois a indicai-a , O limite é o mesmo anter ior; o dividendo ~erá no maximo 20 e o divi or um numero simples . •esta classe o en3 ino é puramente oral, a en tando sobre problemas pos i veis na vida pra tica. O profes or, entretanto, dar.í, algun exercício graphi cos de addiçl10 (até tres parcellas; e de ubtracçit0, me mo si– multaneamente, obedecendo a e,crupulo ·a gradaç:t0. Desig nará os termo s destas ope– rações, somma e differença, ey itando a apresentaç1:-to conjuncta. -ão serão absclu– tnmente exigidas definições e regrns . SEGC'NDO A;--;NO Lei tu ra e esc ripta de numE'ros até r .0 00 .000. Numeração roma na, seu mecanismo; exercicios re lati vos Hté roo. R epresentaç§o de quantias. E:.tudo mais desenvolvido das qua– tro operações. Conhecimento ele– mentar e pratico das unidades me– tricas de comprimento, capacidade e peso . Emprego da balança. O prof~ssor, no seguuJo anno, ted1, op– portunidade de insi ·tir sobre a ma.teria j [~ explicada, consolidando- a e desen vo l\'endo-a ao me mo tempo. Antes de dar a noção de mil ou milhar, com·cm que o mestre repita alguns exercí– cio;, de escripta e leitura de numeros, apro– ,·ritando o eu ejo para habituar o estudante a distinguir as tres 01den ou casas (uni– dades, dezenas, centenas). Dada a noção de rnillinr, como agrupame11to de dez centenas, ,·nunciam·SE' algun valores em milhare , repre cotando-os com o auxilio do vocabulo mil (673 mil; 2 l9 mil). Faz observar que lia ahi us tres ordens, referidas, porém a milhares. Dá a idéa da classe (a das uni– dade~ e dos milhares), comprehendendo l'ada uma tres algarismos, ou sejam tres or– dem. Lembrnndo a funcção do zero, appli– cal -a a nu11i.Jros superiores a mil, inclusive exemplos analogos aos menciouado . Recor– rendo a variados exercicios de leitura. e ~~cripta de uumero , o me,trc terit promo– vido a apprcndiza,rem reclamada. Quanto ú nuwernçií.o romano, apresentar-se-á o si– ~nal re1>rescntati,·o da unidade l; rrpetin- do-o d11as vezes ou t,·es tP.r- se- ia o numero 2 ou 3. Em seguida Yirá o V com o valor de 5. Juntando ao 5 o I, i to é, juntando ao V o I forma- sP. o 6: VI, e succe siva– mente 7 e 8. O X é forn ec ido para a re– presentaçí"t0 do 10. o~ numeros 4 e 9, respectivamente IV e IX em,olven do a idéa do va lor subtractivo, ex igem espec ial cui– dado para effeito de llssimil açfw. O profes– sor insistirá em que, cClll ocn da a lettra ú P.squenla, deve se r diminnidn , co llocada á direita deve se r augmen tada. Identi ca <'h– servn çfto fará a prr•pn ito de 40 e 90. En– sinada a representaçi10 da demais dezenas, o alumno fi cará habilitado a escreve r qual– quer numero até 100. Os conhecimentos do alumno a esse respeito se rü,1 logo a pplica– dos no mostrador do relog i0. Quanto á representaçf10 monP.taria , a (•t"iança appre 11 - derá a e creyer yalúre,; trn clin beiro, em– pregando o cifrão (, ), nfto attinginclo en– tretanto o conto de réi . O me· t re se e·– forçará para que a crian p distinga prati– camente as moeda (prn ta, nickel e cobre). Sobre o systema metr ico, citará as medidas u adas para nvalinçi:io de comprimento (me– tro), capacidade (li tro) e pe o (kilo ou ki– log ramma em vez de g ramma , porquant0 P , te escapa á eomprehen,;i10 do alumno ). Serão apreseu tados os rcspecti,·os padrõe e fe itas ligeiras appli caçôe , empregando-se então a balança. os prublema o profes– sor usarú essas medidas. Os exercícios relati,·o~ ú addição e ti subtracção revesti rão maior difficuldade, g irando em torno de numen•s nté seis al– garismo . Os meios de Yerificar a ex.actidào do calculo (provas) 0610 fornecido. . A mul– tiplicação merece att1·ncioso cuidado. En– sine- se o processo g-raphi co e os problemo,, abrang-erflO valore contendo centenas de milha~·cs, como multipli cando, mas o mul– tipli cador n'i.o terá mai - de dois nlgarismos. O caso da multiplicaçft0 por 10, 100, 1.000, etc., ser[~ apresentado. A di\'i ão circum– screve- se a li g-ei ro trnhall,os , ó,mdo numero simples o divi8or. Franquear- e- (L o pro– cesso graphico e a noçit0 da fracçfw, apoia– da na distribuiçi:to em parte iguae : cle– tcrminar a metade, o terço, o quarto, etc.... o deci1no. Como rxempln mnterial, o prn– fessor recol'l'erà á divisrw de uma folha de pa11el, de uma linha trnçada no quadro preto, etc . .. A criança terú apprend ido tambem a, formar o dn bro, o t,·ipio, etc, .. enriquc– <'endo a sua linf,•1rngPm peln acqui içito des- I
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