O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
178 O ENSINO trechos que possam da r logar a exer– ci cios de synonymia. Exerc íci os Yari ados ele redacção. Traducção em prosa de poesi as race is . Exerciáos de mcmoria- - R ec i– tação de sce nas e dialogas de bons aucto res. Os exe rcícios de synonymia, que pode– rlte se r escriptos e ornes, conn•m que ejam frequentes, bem como os de ubstituiçrw de termos e expressões por outros equiralentes. O estudo da syntaxe se rá ri g orosame11te pratico. A principio o profe~so r procurará os trech..is para aual yse, os quaes ó de– Jioi · de muitos exercicios se tirarão do li– no de leitura. ARITHMETICA O professor fará uso do metltodo intui – ti,·o, recorrendo ao e nsino concretizado, ao qunl S<' seguirá a generalização, a idéa ab. tracta, desprezado o exemplo mate ri11l. Attrabindo a attençfw do alumno para os factos e suas relaç;ões, procedendo indu– di n:unente e com o valio o auxilio da in– t, .. Togaçfto socratica, o mestre consegui rá 1p1c o alumno organ ize, por ~i mi-smo, o liCU proprio conli ecimen to, concluindo as definições e regras pe la observaçiw directa; as regras principalmente, apena se rrt0 ex i– gidas das crianças, quando perfeitamente habilitadas nos exercicios relati,·o . J amais se imporão á memoria umas e outra". Evite- se a decoração: as taboada de– ,·em i-;er ens inadas expe rimentalmente, por meio dos exercícios destinados a promover a comprehensão dn opernções e indicados {'m logar conveniente. O professor respeitará escmpulo amente o cncadeamPnto em suas explicaçõ~s, fa– ,-:eudo derivar os novos conhecimentos dob jú ministrados, sem solução de continuidade, e sómente abandonará o assumpto expla– nndo, quando sufficientemente compreheu– dido pela rlasse. Aproveirarú, outroi;im, as 11oções ad– ,1uiridas pelo menino ao contacto penaa– uente com as realidades da vida, procuran– do esclarecei-a' e consolidal- as. Auxiliará a suu exposiçi10, uprese11tuudo J'l'Ol1lemns relativamente fareis, obedccenrlo :'t mn1s criteriosa gTadatiYidade. A pri1~cipio exclusivamente ome~, re~olvidos meutal- mente, mai s tarde feitos no quadro preto sob orientação do mestre, finalmente, sub– mettidos á analyse do estudan te sem auxilio estranho, os problemas representam impor– tante funcção didactica, prendem a atten– çiw, des pertam o interesse, fl curiosidade dos res ulta.dos procurados entbusias rnam pelo prazer de subjugar difficuldades, concc,rrem exuberantemente para o desenvolvimento das faculdad es in tellecti\·as, indispe11, av cl– me nte postas em acção, mostrando ao 111esmo tempo a. utili<lacle pratica cios conhecimentos aritltmetico~ pel a sua con lante appli cM/w. Pre ferirá o docente problema possi,·eis na. vida pratica, não perdendo en ejo de, por seu intermed io, forn ecer conhecimentos de geog raphia e historia, búrdando os traha– lltos em torno de li ge iros cont!' moraes. De par com a simplifi (!açfto dos c11lculos nas operações indicadas, merece espec ial at– tenção o calcnlo mental, aliús uma de suas modalidades, o qual deve ser pratieado a tod o transe. Os procesr.0s particularrR de simplifica– Çtto (applicaçào discreta de princípios theo– rico~, que não den::n1 se r mencion:idos sinfto nas rlasses mais adeantadas e j amais de– monstrados) serão ap resentados a pouco e pouco. Na resoluçf10 dos problema$ o professor l1 ab itunrá os disc ípulos a procederem com methodo, incutindo-lhes o espírito de ord em em eu tra.balhos. A recommenda ç.iw do Re– gulamen to do Ensino sobre a reRolução al– gebrica d >S problema obedece a es te prin– cipio, A resoluçi10 alge brica é meth odica, iu– variavel, obedece a um criterio unien, em– qua.nto que a arithmetirn é fortuita, depenei<· do problema dircctamentc. O auxiiio da algebra na so llH;ào dos problf'mas abrange o equacionamento do problema e a resolução ela equaçito resul– tante. a criança apreuderá a equacion ar o prohlemns, por meio de continuado exer– cicios naturalmeute gradativos. O dobro dr um numero é egua l a 14. Obtida a uoc;ão do dobro e con\- encionaclo que ,-r: reprrsenta o valor 111cog-nito 1 nito será difficil inter- 1irctrar o problema: 2x= l4. Ao mesmo tem– po o professor fará resolver a equação ob– tida que é o typo mais rudimentar. Apro– veitará a noção do rnultiplo: o triplo, o quadrnpulo, etc ... A1.al !lganwnte será ap– pli cnda a noc;ào da metade, terço, quarto e as im por diante. O terço da idade de Pedro é 9. 'fení ;=!J 1,orquauto, 11arct ele- ◄
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