O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
\ ' PROVIDENCIAS REGULAMENTARES O Estado do 1'..11'(1. pt>zat• da:,; suas concliçf>es actuat'S ct0 desequi– librio or«:amcntnrio, niio se entibiou, nilo puralysou ns for,nH qufl. por muito tempo. esta\'am unicamc~ntc adormecidas. Impulsionado pela P· ner<ria ctos n1ltos collocados ao ser– Yiçg dn administração. ,·omol-o de posse de _organisações altl'uistirns e progre:--s1 yas. N'o ciue respeita ú instt·uc<;ão pri– nrnl'ia, o passo cindo foi laqrn. se– n·u1·0 e ele eonquistns, <'lll futuro I)l'O– ~imo, de ('[feitos radicaPs <' salu1ares. o regul::unl'1lto geral cio ensino es– ta bolece nürnrns i n tel1 igcn t es <' fc- 1 iies. dotando o professor de meios proYeitos_os c, p~t· isso mesmo._ im– preterh·c1s. sua nsanclo-lhe assim a tarefa. ,\lt•m da ulilidadt•. jú t'IH'arecida, do <'nsino da algcbra nas classes pl'ini:1ri:1s. do <'s1 udo ti,• portugucz que c•o111pr<'h<'JHlt:r:1 o mini1uo de' thc>orias µ:1·.1mmat11•a1•s. tornando-o intu1ti ,·o; da collol':11:ilo da zoolo ., in ho1anira <! phy::-.i('a, ao lado da:-; lie,f,c•s d<' <'Oisas. :-dmpli~it·n1Hlo o n·o•ri·am11ia. dn:,: prl'l(•<·1:01•s Ol'Cr<– ~ioi~t1·s de hygil'tte e i11,-;\1·u1·,·iio mo– J'al e ei,·ica. lll<'n'1'<' :ipplauso 11 \t't'– sr iustituido rPg11_ln1·mt>11lar o y11- :-;ino da e:1lligrnpl11a, _1'. para 1•Yilal' sul,tt•rl'ugios ou Hoph1::-.m:~s. dl:u-sl'– llw. ,•o1110 a out1·:!:;_111ah•na:,;. :-;_1gnnl di· di•:-1laqlH'. 1111111~11'a1_1do-o 111d1•- ,11d1•11l(llll('lltl' da ps1·t·1pta ... p< \ ,.. ,l\j,rraphia (\ um estudo ti10 , •u1·•111·i:\l ;',li(' 11:\0 dL•\'l'lllO:-; dl' ma- (:-;., 1' ·1·1 1 .- 11 .. 1 •d 0 tu11a d1•:--1·m·al-o. · .11·1 1 a a 1 l t.. '- r= :ipi·i•udizag<'lll do dt•,-;1,nlio, l'OIHO O Ensino da Calligraphia meio odu1•ati,·o da \-i~ta e da müu. isto no tel'reno positi\·o cio sal>e1·. Como trnlJn\110 mC'thodko. an1eniza o julgamento da~ 1n·o,·as <' dos PX– p1·eicios escola 1·c>s, !HH'q Ul' as lctl'a,-; serão feitaP. intc•lligiYL'lnwnle. E a propria hygiene. que zela a saudo v reeommendn o asseio, 1cm na calli– g1·aphia uma exc<.>llen1L' roopera– dorn. pois não se entende esca db– C'iplina <'Olll l'isco:-;, hut'l'<>es ou 111an– <·has nos c,ulcr110~. A c·ollo<'a<:ii.o do eol'po. nhede - C'endo ús reg1·,ts em uso. 1·, um g1a11- (le c•leme11to 110 ph~·siologia. · que palan·as :--iio di::-;pensa,·,•if. p:1l'n sa– lio11ta1·-llw a importancia. Pelo Indo pratico. acahar-:-;t•-ia1n as queixas qlll' Yemo:,: me:--mo 011- tl'e os prof ('SS0l'CS : 0/1, ('8:W ai /l 11//1" ('SI'/'('/'(' 1/lftf .1 .\'((() ('Ji/1•11(/u is/o! .\.L•:1- lJUl'ia111 por que. ,;1•11110 nbrigatorio o <•11si110 clP ralligraphia. nü:-;, Pdu– <'ado1·es. 1ws t•sfon:nriamos para, d1•scl<' o (•:--1 ndo miei ai. tnrnsmil 1i1· aquPllc• t'o11heei11w1110 Ct l'rin111:a ::,;1:– gundo os preeC'ito:-; l'l!l'Omm1•11<lado.s: " o nHmino. não tc•11do ::;olu1:üo dl' eo11li11uidadp 110 apn•11<lizaclo, IH'('t•:-,– sa!'iam1•111e l<•rmi11aria \101' l'S('l'l'\"l'l' lu·111 1• d ir<'ifu. O c•n:-ino populnr. 01',!2;:lllizado as:--im. sol, multipl(I::- as1wl't(l:-i. e l•l\l ha:-;1 1 s :-i1Jlidas. offc>rc•t'l'I'Ú aos olhu:– d':l _ Pulili1•11, l1'1110s solinjas r:1zi11•s d,• a_lfi~·mal-o. o adl'S\ado d1• qu1• ha SP· 1'10 111t<:l'l'S:-,() ('Ili :1('l'l'tar (' pl'OSp1•r:u·. S. N.
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