O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

176 O ENSINO t recho de leitura, cuja parte theorica se levará o a lnmn o a deduzir por si, natural– men te. A n tes da pratica da conjugaç~w dos ve r– bos ba tará r econh ecel-o em phr:ises fo r– mada primeiro p elo profes or e depois pelo alumno , phrases curtas e com palav ras de uso commum. Cuid e- se com de yelo de sua expres ão ora l, i11euti nd()-lhe o gosto pela p ropri edade e eon-ecção vern acula. Quanto ao s exercicios de redacç~10, o mesmo , sendo mistér exp li car antes o sen– tido geral do tb ema e o modo de este se de envolver no di scurso ord enada e clara– me n te. T ambem se ev ita a t rau siç[1() in es– perada de um para outro a sum pto cliffe– ren te. A correeçfbo desses exc rcieic,s e tio di– eta.do fa r- se- á em voz alta, leva nd o- se o alumno a corrig ir os seus prop ri os erro s. P ara declamaçfw devem escolh er- se the– mas simples, que se rão an tes deseuvol vidos e expli cados pe lo p rofessor, de sorte que o a lumn o pós a expre ~ar-se com entonação e g·P t.icul ação eon veo ien tes. ~ e te a nn o se rá o mais su rn ruario J>OS– sive l o estudo das pa lavras i11 variave is. 4.º ANNO Leit u ra exp r cssi va e in1er pretc1da d poes ia e p r osa de bons aucto re brasile iros, con t emp ora n eos. R evisão dn m atcria do an no an– te rior. Es t udo d esenvol v ido das p;1l a– vras va r iaveis e i n va ri ave!is. Flexão. Conjugação completa dos ver– bos auxili a res, dos ve r bos regul a res e de a lguns irregul ares de uso mais fr eq uente . Das fam ili as de palavn1s : deri va– ção e composição. Syno n_ynrns, an– tonymas, homonyrnas e p~ronynrns exercícios baseados sobretudo em hlcs pc1 lavrns encon t radas na ki– tura ). f-,:xcrci cios c>r acs - A na lysc ta– :xionomica. Hxacic i os cscr,ptos- Dictados tle trechos progressivamente mais difficcis que o do anno anterior. Dcscripçõcs, narrações e cartas. Rxcrciciosde memoria-Recita- ção de mon o loga s, di alogo., fabu– Jas e outros trech os em prosa e ve rso, corn o no 3.° anno e um pouco ma is dese nvo lv idos. Quanto á leitura e á bôa dicção Yer- 11aculas, o me mo cuidado já acon selhado. Os exercicios de redacção constarão de car– tas, um passeio ; uma v isita, factos da vida ordinaria e outrog suggerido s por e tampas. O di ctado será ele um trecho lido e ex– pli cado antes pelo professor, que co rri g irá depois no quadro preto, devendo os alu– rnn os repe tir as conecções em seus cadernos, ou ucs de seus eoll egas. A.ind a levará muito em conta os ignaes de pontua ção. cha– mando a at tençfw para o seu uso alli. O mesmo cuidado na escolh a do s the– mas para declama ção, tbemas impl es e agrad:weis, em cuja. intelli g·encia in. istir::\. o profes or antes do exercicio. Curso complementar l . 0 ANXO Leitu ra co rrente e express i v tt de prosa e verso) de bo ns a uct o res brn – le iros co ntcmpora neos . Exercicios oraes- Anc1 lyse ta– x ionomi ca. P rime iros exe rcíc ios de a nalyse syntnct ica . Rev isão da materi a do a nn o a n– t e ri o r . Gramm 1:1 ti ca e sua di v isão (le– x iolog ia e syntaxe) . Noções d e p ho nologia. Estud o dese n \'o lviclo das pala– vra" var iave is. Conj ugação do~ ve r bos irregul a– res, pronomi naes, impessoc1es, d e du plo pa rti cí pi o pass ivo s impl es e d efecti vos de uso ma is fr equen te . Noções el as vozes ve rhaes: ac ti va~ pass iva e med ia- reflexa . Fo rma pas– s iv"1 analy t ica o u desenvolv id a l,0111 o verbo SER ), fórma sy nth eti ca o u restricta (com(' pronome in defin ido SE). D ifferença en t re ell as. Estudo desenvolvido dc1~ pala– vras invariavcis. Orthographia: systemas ortho-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0