O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

O E SINO 175 ~- ... ~~,....,....,_""""""...,.._.,_.,,~~~ lrcterem outra con versac;ão sobre assumpto -commttm e de trato diario. Leve-. e tambem o alumno i~ fazer a nanac;.ão de factos conhecidos, cuidando- se espec ialmente de sua expre5s~io clara e cor– rccta, emendando os erros pro odicos, bem as irn a enunciar, corno na leitura, as pbrases corr nto 1ente e com a entouaçi:to propria. A pr incipio devem se r simultaneos o cn ino da leitura e o da e cripta: a. licção de leitura scryirú para cópia e clictado. Os exercícios de memoria versarão so– b re maximns, fabulas, contos e outros t re– chos em pro a e verso, de assump tos mo– .-acs e ciy icos. Leitura corrente de a surnpt os fa ce i~ e interessantes, attendendo-se á pontuação . Revisão da mat cria do anno an– teri or . Estudo pra tico das notações em geral. Da::. sYllabas tónicas e átonas . l)i[fÚençar as palavras primiti– Yas 1as dcrivad~1 s. as s imples das compostns. . Estudo pratico do substant!Yu; gc nero, numerC? e grau . . . Noções praticas do adJect1vo . Excrcic i os csc1·iptos. Dictado e cori a. Primeiros e nsai os de composi– ção sobre a::.sumptos faceis . Excrcicios de m emoria-Reci– tação de proverbias, fa bu las e poe– ias foccis. Cada alumno lerá um pequf'no trecho q1le an te~ ~erá explicado pelo professor. •rcr-se-á em conta na leitura a clareza, a bôa articnlaçf10 das palavras, a expressão correcta e adequada. Os alumn os sorrio cha– mados Í11distinctamente, de sorte que se ve– jam obrigados a estn r sempre attentos. Nos exercicills oraes e levani o alumno a conhecer praticamente o substantivo e o adjectivo, e só depois_, ~endo essas palav~·as já familiares, se lhe d1rno as suas categonas grammaticacs. . . _ . O dictado versam obre a l1c~1.10 ele le1- turn do d.ia anterior • a , ua. conec~í10 t:ie fnrú 110 qnndro preto, repctiudo-a o alurnno em eus cadernos e indicando o profc sor os meios praticos de ev itar os eno de orthog raphia. Os trabalhos de com1Josição recabirão sobre assumptos faceis e ,mggcridos pelo professor á vista de objectos ou estampa variadas. Para rec itaçllo, o rnaximo cuidado na escolha do themas, que serão ante do exercício explicados ao alumull, de fórma que elle po~ ·a dar-lhe,; a entonaçrlo con– veniente. 3.º ANNO • Leitura cor rente de pr0sa e \-e rso. Exercicios oracs-Exercicios de invencão. CÓmposição sugge rid a por um quadro ou estampa e desenvol\·ida mediante orientação do professor primeiro oralmente , depo is de muitos exercicic,s, p or esc ript o. Estudo mais desenvolvido do substantivo e do ad_i ectivo . Genero, nurncru e g rau. ações do pronome e do verbo. Conjugação dos t empos s imples dos verbos TER e HAVER, SER e ESTAR, bem ass im dos tempos sim– ples dos verbos regulares dos tres paradigmas. Estudo succinto das palavras in– va ri ave is . Estudo praticu da alteração mor– phica das palavras pela mudança do genero e do numero. Excrcicios escriptos- D i tado de trechos progressivamente mai difíiceis que os do anno anterior. Redacção de bilhetes . Excrcicios de memoria-Reci– tação de monologos,dialogos,fabulas e O11tros t rechos em prosa e ,·erso. É necessario clareza e expres ·ão na lei– tura, procurando-se despertar o interesse dos alumuos, fazendo-os acompanhai-a, ar– gu indo-os ine pcradamente sobro o assmn- 11to dn, me ma, cbnmando a nttonc;ào pal'I\ a orthographi11 de uma ou mnis pala\'l'a,, ou e~plicando n intclligencia de tu ou da– quella cxpres í'.lo que pare<;a estrnnha. Para a~ noçõ s d, grammatica, usar o

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