O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
17-1 O ENSINO Pro~ramn,as de ensii,o C>rganizados e n1andados adoptar p elo Conselijo Superk>r do E11si110 Prhnario, em 19 19 PORTUGUEZ Curso elementar I.º AN O Leit ura - Primeiros Exerci cios. Exercícios oraes-Exercicios de articulações, vocabulario e elocução. Decomposição das palavn.1s em syllabas e das syll::ibas em lcttras. Dos diphthongos. Conhecimento pratico e.los accen– tos e do signae de pontuação. ldéa do genero e do numero dos nomes. Exercicios escrip tos-Dictado e cop ia. Primeiros exercicios de lingua– gem . Exrrcicios de me11wria--Reci– tação de pequenos trechos em\ erso . O ensino da leitura iniciar• e-,í. 110 qua– dro preto a turma de dez a quinze alumnos do me~mo g-rau de ailiantarnento. O profPs ·01· entreterá sempre a cla,,se com alg·um trabalho, fazendo uma turma exercicios de leitura, emquanto a outra fi– zer exercícios e criptn , e vicc-ver,;a. No ensino da leitura preferir- e-á o methodo de syllabaçiw ou o de l'alavraçito, ou o de 1mte11ciaçãn, conforme ,L tendencia rlo alumno. Sn .T.AH .\(,\O - Escrevam-se no quadro preto repetida. v1•zrs as vognes, ou se re– presentem com Od cubos ou d1apas de let– tra~. Apprendidu ns vog·nes, formem-se os <líphthongos orne- e depoi,; o nm,a •s. Com– hin<•m-~e us vognes com :1. cowoautes e em seguidn com º" grupos vocalicos, for- mando nome de coisas e de pes ôa · ma1 conhecidas. Ordenem- e cm pli rases curtas e faccis nquellas palavras. Depois de bem pratico em taes exercícios, poderú o alumno iniciar a le itura co rrente, sendo mistér quo o pro– fesso r o faça cornprebender por si pli rasc a pLrnse, e repeti l-as todas cm seguida por outras palavras. PALAVRAÇ,lo-Associando a leitura ,i, rs– cripta, principiará o cn ino por nomes sim- 1>les de coisas ou de pessôas commun s ao alumno. Convem apresentar as coisas elll e tampa, escrevendo os seus nomes conti– nuadas vezr~ no quadro preto a giz rir CÕ· r es. L eve- se o a lnnrno a di stinguir a~ pa– lavras pelas côres, imprl'ssionando-ll1e n ~i111 a memoria visual. O alumun copiará no caderno ou na ar– dosin as palavra - sublinhadas no quadro preto, repetindo-a depois, de memoria. Separem- e em yll abas as palavra ap– prendidas e com cllas se formem outras p.t· lavra , que se ordennrfto cm phrn es curta. e faceis. Ensine- e o nome das lettrns, seu numero e e3pecie, pouco a pouco, seguida· cu nfto, conforme o pendor do nlnmno. Depois de bem desembaraçado llPsses exercicios, poderá elle começar a leitura corrente. Nilo sendo porventura comprehen– dido o trecho no todo ou em parte, o pro– fe sor o expli.:aró, tant!,s vezes quanta fo. rem preci as, levando afina.! o alnmno a Ih 'o explicar por sua vez, em lingu.1p_·p 111 cl11rn e e:xpo-içtto orclcnnda. S0NTJ~NC.:IA('Ão-Na pratira deste 11w– thoclo. sigam- se ns instrucçôes contida· 11a Cai'lilho An<rl!Jtfra, de Arnaldo Barreto. Travem-se palestras familiares com os nlumno ·, dando phrnses incompleta' 11:u·a. elles co11cluirem; e depoi", pala\'rlls so lta para formarrm 1>hrases, e, com <'stn~, rn-
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