O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
168 O ENSii\TO ~~~~ ~ ~~ Bem empregado, lon ge de can– çar o espirito do alumno, encami– nha-o com segurança, porque as cousas naturaes são de facil enten– dimentv, e. tomadas como obj ecto da licção, hão de , necessariamente, offerecer-Jh e occasião de raciocinio, despertando-lhe no espirito alguma nova emoção e, consequentemente, o interesse em conhecer o emprego, o fim, a utilidade das cousas ou objectos que lhe são indi cados ou apontados, os quaes elle vendo ape– nas em materia e depois n a consti– tuição do corpo, após a licção, po– derá ou passará a ter uma noção qua. i perfeita do que ell e é ou re– presenta. Somos decididos partidarios des– te methodo. Em aula, temos observado '}Ue tomado um objecto ou cousa conhe– cirla <la criança e feita uma expli– cação clara, pos itiva, sempre do sim– ples para o composto, partindo elo concreto pal'3 o abstracto, noutro exemplo , o disciµu lo antes de r es– ponder, procura conhecer como is– to ou aquillo se opera ou se mo• difica. E' que o discente vendo e ou– vindo como tudo na ordem crescen– te se vae ele dobrando sente -se pre– so ele um natural interesse por tudo. Dahi em diante tem vontade e prazer em ouv ir a licção. Sua at– tenção se volta para o mestre e es– te, aproveitando bem o momento, com carinho e amor, estabelecerá um colloquio agrnctavel com o alum– no. Usando de uma linguagem sim- pies, persuasiva, explicará, com muita naturalid ade, o ponto, apro– veitando as cousai't e obj ectos com– muns para exemplo e assim in cutirá sem grande esforço, no espil'ito do menino, a verdade do assumpto to– mado para th erna da licção, que logo ficará comprehendida e sabi– da. O que se passa em continuação a esta licção é facil de prever. O alumno queouvia attentamente a palavra do mestre, que familiari• sou- se com os objectos ou cousas estudadas, vê , como que seu cere– bro illuminado de conhecimentos uteis e proveitosos O$ quaes cll e até então desconhecia. E' que sua memoria retem viva– mente as explicações que ouvin e a imagem nitida dos objectos tra .. tacloe nas licções. E' que seu espi– rito inves tigou , comprehendeu , e guarda em suas facu ldades intell e– ctuaes senão toda a li cção ao me– nos um r esumo dell a, sem mais es– quecer o que lh e foi ensinado. Para não me a longar, eis em li– ge iros traços a somma de vanta– gens e o grande proveito que as criancinhas vão ter no ensino rom a applicação deste methodo. Sejamos solidarios com quem superintende este ramo dos publi– cos negocios ; e, cleeididos, resolu– tos o appli quernos, crentes no sa– lutar proveito que vão ter aquel– les que noR são con fiados parn re– ceberem in s trurção. F- s. Passae da esco la ao campo e cullivae a Terra -- e/la vos proporcionar<i um futuro a legre e feli z, dando-vos os ml·ios para educar vossos filhos. • 1
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