O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

O ENSINO 167 Apó larga e criteriosa d iscus– são entre os membros das cornmis– sões incumbidas de estudar e or– gani sar novos progr ammas das di– versas materias que constituem o ensino primario, amoldados ao Reg. que rege o ·assumpto, fo r am elles elaborados e, como base , p ublica– dos. Appellou-se então para que os interessados, os estudiosos, os mes– tres, os animados d e bôa vontade,pa– ra que viessem com seu concurso, co– operar nesse magno problema social, apontando, com fr a nqueza e leal– dado, a, deficiencias, os inconveni– entes, as I::1cunas porventura havi– das, para que, passando por uma nova discussão, fossem ou não a– proveitadas as medidas I mbradas e dessa forma entrassem em execu– ção. Este modo de proceder dos que tinham o eucargo dos programmas , postos por primeira vez em pratica, deu excellente resultado. Os que pu– deram concorreram para essa meri– toria obra. A nosso Yêr, foi um gesto nobre dos dignos membros que formula– rnm esses trabalhos. Pelo menos, amanhã, ninguem virá dizer que esses programmas são irrcalisaveis, que têm omissões, que es1ão sobrecarregados, que são fortes demais para a mocidade que ensaia seus passos no preparo in– tellectual. Assistimos com interesse a todas as discus ões desse importante as– ·sumpto , no qual tomaram parte lrntes cathedraticos e ficamos pie- namemte satisfeitos com o que, di · cutido, tornou-se materia vencida. Estão os programmas, hoje em execução . O que nos leva a escrnver e tes rabiscos é dizer algo sobre o me– thodo em que ell es se baseiam. Não é sem razão o que pretende– mos. Em relatorio que cm janeiro findo , apresentamos ao dr. dirc– ctor do Instituto Lauro Sodré, tra– tando do ensino dado na e cola que em junho do anno findo passamos a reger, francamente, assim nos ma– nifestamos: -O ensino fôra ministrado sob o rn ethodo expositiYo, combinado com o processo intuitivo de Pestaloz– zi, meio capaz de, sem grande esfor– ço de memoria, sem fatigar o espírito das criancinhas, facultar -lhes um um aprendizado proveitoso. - Ora como os novos pro 0 Tam– rnas de'ensino primario são apoiados no methodo a quo estamos referin– do, não G fóra de proposito fazer– mos obre ello ligeiras considera– ções. Esse meio ou methoc.lo, como vulgarmente hoje se diz, é de real vantagem para o ensino primario porque evita decorações de regras, muitas vezes longas, como a da ope– ração de dividir numeras inteiros; e a licção constiluida de exemplos ti– rados da natureza, deleit3 o alnm– no, tornando o ensino interessante pelos horizontes que do dia para dia ellc, alumno, vai descortinan– do.

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