O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

160 O ENSINO subtrahendo é maior que o da cor– r espondente do minuendo, em vez de desfalcar a ordem imm ed iata deste, usa-se augmentar de urna unid ade a mesma ordem do subtrn– hendo, o que nã0 altera o resto. Assim, no nosso exemplo, na ter– ceira ordem, em vez de 2 para 7, 5, deve-se dizer: 3 para 8, 5. Na quinta diz-se 5 para 7 , 2, em vez de 4 para 6, 2 etc. , etc. Em summa, podemos r esumir tudo o que vimos de expor na se– guinte regra pratica e ge'l'al de sitb· tracção: Escreve-se o subtrahendo po1· baixo do minuendo, de modo que cada alga1·is1no claquellejique sob JJ da m,esma o'rdern cleste. Sitb– linha-se o s1tbtrahenclo. Subtra– he-se, a conieçar das itnidacles, cada uma das ordens do sitbtrahen– do da c01-respondente do minu– endo e escreve-se o resultado na mesma linha vertical, por baixo elo traço. Si acontecer que mna or– dem du subtrahendo tenha maio1· munero de unidades que a mes1na do niinuendo , então considera-se esta augmentada de dez miidades, para tornar possivel a subtracção e a seguir accrescenta-se unia uni– dade á ordem i1nmerliata do sub– trah endo; e as. im por diante. TIIEORE!Jf A- -N'uma suhtrac– ção,conservanclo-se omesmo subtra– hendo e augmentcmdo ou dúninuin– do o minuendo de uma certaqitanti·• clade, o resto fica, augmentado ou rliminuido desta quantidade . Effoctivamento, a somma de d uas parcell as só poderá ser augmentada ou diminuída el e qualquer quan- tidade, si as duas o forem parcial– mente ou uma unica totalmente da mesma quantidade. l\las, sendo por h ypothese, o subtrahendo (uma das parcellas) constante, o r esto (a outra) terá for çosamente o mesmo augmento ou diminuição que o mi– nuendo (a sornma). De sorte que $i for l\1-S= R, teremos: (M+ m) - S= R + m (i\1- m(- -S= R- m ou r es umidamente: (i\I+ m)-S= R+ m O duplo sig nal, ± Jê.. se mais on menos. THEORElJIA-Conservando-se o minuendo constante e augmentan, do ou diminuindo o subtrahendo ele uma certa quantidade, o r es to fica deminuido ou augmentado desta quantidade. Com effeito, si uma elas duas par– cella s (o subtl'a hendo) augmenta ou deminue, para que a somma (o mi– nuendo) não se altere, é mi stér q ue a outrn parcella (o resto) diminua ou augmente da mesma qu antidade. Logo, s i for 1\1- S= R, teremos l\f- (S + m)= R-m 1- (S-m)= R + m ou resumidamente: l\I- (S± m)= R+ m O si gnal + lê-se m,enos ou mais. Josué Freire 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 t 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 111 , 111 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 11 1 1 1 1 1 1 1 1 l i O trabalho primordial da escola moderna consiste em encaminhar a criança praticamente no ensino das differentes disciplinas, de ma– neira que a intelligencia se desenvolva sob as luses de um raciocínio são. 1 t t I t 1 1 1 1 1 1 t 1 1 1 1 t 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 111 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

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