O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

, 1 O ENSI O 15!) p osto, dando para resultado u1n numero simples. 2 . 0 Subtracção ele nitmer o s quaesque1·. 1.° Caso . Com r ecurso á mes– ma taboacla ele somrna1· já descr e– ,~emos (n. 0 8 d 'O ENSINO, p ag. 65), fica-se p lenamente h abili tado a effe– ctuar de memoria a oper ação neste caso. Com effe ito , conhecendo-se uma das p arcellas, o sub tr ahendo e a somma, o minuend o, p l'ocura-se aquell a na primeira linha hori son– tal e na Yertical cor respon den te a ultima : ua extrema esquerda da m'es– ma li nha desta , encontra-se o r esto. P rocedendo•se do modo in dicado rom os numeras 8 e 17, ach a-se que 17-8= 9. Ap?s va ri ados exercicios, chega– se a fixar ll a rn mol'ia os restos de tod as as subtr acçõe comp rehendi– das ne. te caso. 2.° Caso. Recorrendo ao primei – ro caso, vamos r solver o caso ao– r al, ou da subtracção de nit1ne~os quacsqucr. Sendo as differentes ordens de uni dades de uma somma essencial– mente formadas pelas sommas das ordens respectivas elas pa rcell as ó apodictico que, conhecendo-se a so'm– ma de dous 11 ume1·0 e um destes de– termina-se o ou tro mui to faci lm~nte sul>trah indo cada ord m da parcell~ fJUí' so ro nhcco (sulJLl'ah ndo), e.la or– dem correspondente da somma (mi– nuencto): constitu indo os ros ul tac.los destas subtracções elementares, as ordens successiYas do resto que se procul'a. Assim, por excm1 lo, temos: 57924 - 4-1803= 16121 Eis o typo do calculo: 117924 41803 1(H21 Seja ainda o seguinte exemplo: ~- 48273 a subtrahir de 75824; arman– do o calculo temos : 75824 48273 Agor a -v emos que a primeira or– dem do r esto consta de uma un ida– de, poi s 4-3= 1 . P ara obtermo s as dezenas ou as unidades da segunda ordem domes– mo resto, como não ó nossivel sub– trahir ari thmeticame11te 7 de 2. accr escentamos ás dezenas do minu– endo dez unidades desta ordem· e . ' a_segu1 r, para compensar este accres- cirno de dez uni dades da segunda ordem no minuendo, considera– mos a terceira deste termo de fal– cada do uma unidade ( esta reflui– ção ele uni dades, por desdobra– mento, par a as ordens inferiores, c?r.:espondo ás reservas que na ad– d1çao se a crescentarn ús \lrtlens su– periores). As dez dezenas deconentes des– te ar ti (icio com as duas preexisten– tes, perfazem doze o temos no re to cinco dezenas, pois 12- 7= 5; agora, podem?s proseguir dizendo: 2 para 7, 5 e cmro são as unic1ades da ter– ceir~ or dem cio resto. ' n quarta, app ltcando um raciocínio semelhan– te ao usado nn segunda, lemos a suutrah ir do 15 milliarns, o 8 do subtrahendo, ctizonclo: ~ para 15, 7. R?stando, finalmente, 6 dezenas de milhar no minuendo, não tomos mais que dizer: 4 para 6, 2. .Eis o quadro da operação, de- pois de effectuada: 75824 48273 27551 sendo o numero auaixo do ti·uç-o o resto procurado. Xa prntica, quando o numero de uuidades de qualquer ord.em do

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