O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
~-------------~--..,.....,._,.~----~~- -~~ Felizes os que podem. 1 luz de attenta analyse rememoradora, sor– rir aos fac.tos consummaclos, na rnmmovida gratidão :is fontes que os ger:n·arn, e no abonçom· os bons fados que os desdobraram em he– u e ficoncia collectiva ! Ditosos os lJUe, inventariando os passos <'aminha– dos atra,·és uma traslação inte ira ' . do planeta, !obrigam aqm e além, p0eirentos. embora, ela <'inza fria das clesillusões e clesfortunios. e.-ti– mulos p'ra viela, incitamentos á <'O11- tinuação \la joniacla, no prosep:ui– mento na lucta '. \'enturosos nquelles, Pm cujo cora~ão muita Yez curtido de amarguras, o cm cujo espírito l'ml,otado 1wlas i11tempi•rios ele nc– cumulados desenganos e deC'ep<Jie,;. vem de clrsahotoar, alacre e pro– missor. um novo <liluculo de r0ali– dacles confo1·tacloras e elo esperan-. cas loU<·ãs ! · O magisterio publico primnrio, essa cruzada invicta do apostolas. essa abnegada phalnnge de rlrsam– hiciosos obreiros elo grande mo11u- 111e11to do amanhã da Patria. num gesto largo de homenagem ao nnno que :,;e finou, casa o Sªll olh:w no meu, na evoC'ati,·a contemplação do derracteiro pôr-do-sol <10 918: é um olhar rctrospcctiYo, de exame e dP inYcstigncão. Gomo ·os martyres christfios dns (•ras pl'imitivns, e11contrando celc~– tial doçura nos <'ilicios o_ na~ t1:uc1- 4 ln<;õrs mais barbaras, 1nfhng1da:-; aos seus corpos ele> santos, _c?1~1tanto qu<· esses extJ•pmos sacnfi~1os ele i-;eu sangue nugusto apr~Yt>Itassem á sua divina cren<;,1 e mais exal(;as– scm a s::ignHla Cruz catholiC'a,-o mestl'e paraem:e, o estrenuo missio– nario elo saber, despreza os dissa– bores clcçorrentes de sou escabroso apostohclo, e abafa e neutl'aliza, em estos de_irrPprimivcl conte111"amento, os mult1plos pezares que o <'ruciam, desde que vê prrstigiacla n classe, a couspicua, a ncfhre ('lasse que abraçara. nestaurada ao al,ol'eecr ela ú– lJia e patriotica gestão actual ele nos ·0 Estado. mais se accentuara no anno findo, estereotypacla cm actos cio publi<'o podei-, a conside– ração ao pl'Ofessor primario do Pará. Q.ual ornanwnto custoso. propo– sitadamente a:-;:::oC' iado aos Yir0ntes ata_vio~ da Xaturpza, para toucar mais ncamcnte a fronte da formosa terra de .José \'prissimo . sur 0 ·iu na impren sa, por entro as flôres°abun– dantes e as fe!-tas s,..1,rnestiYas dP . 1~ ~o maio , o ,egulamento elo Ensino. P1·odueto el e 1·cfl0eticlos 0st11clo,:; e de meticulosa obsrrvai:ão elas cou– sas da lnstruc\ão e do meio eduea- 1iYo, é, incontesta velmcnte. a obra mais perfeita, mais conscntanea com as nrcessidaclcs primordiacs da ap– prendiza gom <'mhryonnl da infan– ci~, 1_n~is alic0r\a<la t'm hodiernos pr111?1p10s pcclagogicos e mais ga– rantidora dos interpsses e clircútos elo docent e, <1ne haYemos possuicto. Ao ln.do de <10veres, j(t ox1stc11- tPs <_l~!asi todos, instituiclos pouC'O~, mod1ftcados algu1.s, consigna o H0- guln11wnto 1·1·iterioso::; fa ,·orC's e re– galin::; ao rnagi:-;tcrio. tii.o desampa– rado antps <' inappcllaYelmcntc r0 - Jpµ·ado ú dL,sdcnhada obscuridade de urna escola de p1·imeira:-; letra:,;.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0