O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

112 O ENSINO ---~~-----~~~~~~~~~- mente, que juntar em separado as partes distinctas dos mesmos e de– pois reunir os resultados, vamos operar em primeiro logar sobre as partes homologas ou as respectivas ordens de unidades dos numeros da· dos, como na addição dos numeros digitos e em seguida reunir as dif· ferentes sommas parciaes , para ter– mos o resultado p edido. Sommemos , pois s uccessivamen– te, as differ en tes ord ens de unidades. Assim: l.ª: 5u. + tu. + 3u. + 2u. = Hunidades 2.ª: 2d. + 2d. + 0d. + ld.= 5 dezenas 3.ª: 3c. + 5c.+3c. + 3c. = 14 centenas -1.ª: 4m.+3rn.+4m. = 11 milhares 5.ª: 8d.m.=8 dezenas d e milhar. Logo, tc•mos: 4325 + 83521 +4303 + 312= 18d .111 . + 11m.+ 14c.+5d + l lu .= 8d.m.+1d.m. + 1m. + l m. + 4c. + 5. + 1 d .+ 1 u. = 9 dezenas de milhar + 2 milh ares. +4 centenas+6 dezenas + l unidad e. Prescindindo-se do s ig nal d e ad– ctição e das designações de ordens , visto que o valor r elativo ele cada alg::trismo resulta d a posição que Pste occupa no numero, 1·es ulta: 92461 Tal é', f'm cssc1v·ia. o processo geral de addição. Na pratica. todavia, outro ornais 1•xped ito é o modo de operar. 1\lostrPmol o com o mesmo exem– plo acima. E1-wrovamos os numC'ros 4325 83521 4803 :l12 dados s uccessivamente, uns por baixo <los outros, do modo riuc os algaris– mos de cada ord<•m f'm -----todos Pllrs füJtH'lll 11uma me ·111a linlrn vertical; suhlinhmnos a nltimn 1rnr1'rlla PS 1 ·rip1ri . Isto posto, sommemos a ordem das unidades, dizendo: 5 e 1, 6; e 3, 9; e 2, 11. Como 11 unidades=l de– zena + ! unidade, escrevamos 1 sob a ordem das unidades e levemos mentalmente uma dezena a juntar á somma das dezenas e digamos: 1 e 2, 3; e 2, 5 e 1, 6; escrevamos 6 debaixo da columna elas dezenas e prosigamos: 3 e 5. 8; e 3, 11; e2 13; convertendo dez centenas e nm mi– lhar, escrevamos 3 na ordem das centenas e levemos o milhar como reserva para accr~scentar á respe– ctiva ordem, assim: 1 e 4, 5; e 3, 8; e 4, 12 ou 2 milhares e uma deze– na de milhar; levan<lo-se esta como reserva temos, finalmente 1 e 8, fl dezenas de milhar. Eis o typo cto calculo: 4325 83521 4303 312 92-161 Generalizando o que vimos de expor vamos es tabelecer a se<ruint<' . ,.... regra pratica o ge ral, para addi,fío de numeros quaesquer: Escre11em-se1:Jucc,•ssi l'(W1 r 11feas /Htr – cellas, umas vor bai.ro <las ol(fros de modo que os algarismos 1·,ipre– sen tat i11os de rarlrt ordrm em todas ella s se corr espondo m nu111a 11/l'S· nut linlln ·1·crtical, isto f\ 1111idrules debai.w de unidadf.s, dc·N·1uts de– baixo <[,, dr:f11a.<1, f'Clllrnrts df'lnti· xo de cr11tr110.<:, <'Ir .; su/J1i11li11-sf' ,1 u lt ima J>Ctrcrlla. Som11w11i-.~•f. a s OI'· rlens SCJHt radr1111P11fe <Í 11w11f'il'ft d , numems dir1itos, da dirrita J>ara a esq11rrd((. Si a so,1w1a llf' q11al– quer Ol'(fr111 for i11/'Prior a, dr•:::. <'s– <'l'f'l!C·S<' por /Jai.ro do l'Ol1t1111w r1·s– vecti1•a; si ('()Jli,dor de 1(1)/ ?llll/lr..1·0 cPrlo de drzr·11rts, cs,·rcvr-sc :::, rn o si e.rceder de <fr::,enas, esn·e1•1;-se ,, mw1e1·0 df 111tidodrs f/U<' c:reNfr1·.

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