O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

O ENSIKO 111 mento delles, attrahindo , interes– sando, frizando ao vivo a bravura contamin adora das almas desses ho– róes que clBixaYam \aros e a rri sca– vam a vida, afim ele nos deslubrn– t·em os olhos com a fundação cte cidades . .. Falando el a vinda dA D. ,Toão VI, note-se que a nossa Patria, simpl es coloni a que era. muito lu - 0rára com a permanencia da fami– lia 1·ea l no territorio: en umeremos os irnmensos proventos alcançados e, desse modo, sem entrarmos em apreciaçõrs minud entes, incabi\'eis no momento, max ime em se trntan– clo ele uma classe primaria, bendi– gamos o nome daquelle rei .por ter dotado o Brasil de institu ições ,·a– liosas --principio da nossa emancipa– ção político-social. Ocioso sei-ia insistir que o estudo da His.toria serã feito por meio da leitura . commentanclo-se os succes– sos; pelas referencias ás datas na– cionaes . pelos cant.icos e hymnos. pelas pal es tras escolares e pequenos trabalhos ele r ed acção on compo– sição. Tudo isto sob um objectivo: o de tornar s im ples e racion al. o que deve ser simples e racioual. Sylvio Nascimento Notas de Arithmetica (1) I I 1 .\t)l)IÇÃO (contin,tação)-2° ca– :w. Vamos reduz ir ao caso estuda– do, o da acldição de wn nwnero simz1les a 11111 composto. S'ljam a sommal'em-so os nume- 1·os 325 e 3. Como o segundo se com– põe exclusivamente de unidades da primeira ordem, não temos mais a fazer que addicional-o, ú manei1·a de numeros digitos, ás unidades da mes111a Ol'dem do primeiro. Assim, sendo 325cc--:320 + 5, temos 325+3= :320+5 + 3, ou (corno 5+3=-8), 320+ 8 328. Acontecendo, porem, que a som– ma das unidade simples eguale ou rxceda dez, para se chegai· ao resul– tado, convertem-se as dez unidades em uma dezena, accrescenta-se esta :1 ord<'m to1·1·rsponde11tt•, e es('t'eve- (t Em continnui:üo ao primeiro fosci– culo, já puhlil'ado, dos Ensaio~ .llath('mali('os (livl'aria l'a1 ú Intellcctual). se na p1·imeirn zero ou o excesso sobre dez da somma das unidades. Exemplos: 1°.-424+ 6= 420 + 4 + 6= 420+ 10 = 42 dezenas+ 1 dezena = 43 de– zenas= 430 unidades ou 424+6= 430. 2° 325+ 9= 320+5+ 9 ou 320+ 1-1= 320+10+ 4=330+ 4= 334. Com o estudo deste caso. esta– mos apparelhados para realizar a addição do rnrios numeros simples ou de um composto P varios sim– ples. 3°. cww. Occupo1110-11osfinalme11- te com o caso gorai, que tal ti o da acldição de 111w1eros compostos. Para eo111pleta elucidação, tome– mos um exrmplo e vamo:,:; op<'rar sobre os numeros 4325, 83521, 4303 e 312. Como englol,ar 11um só todo mui– tos lalorns , é o mesmo, ovide11tP-

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