O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
10 O ENSINú t·1dos, as im o me,tre, com a su a ob e n ·a– c:fw profunda, pe11etrn o mystc rio_ que fio a alma da crcança de hoj e,-c idadüo ou mãe de familia-ama11hfl. Eis porque E,cragnolle Doria diz: «Exigtm-se para o mag-isterio, vocações e~peciaes, como para a carre ira eccle iastica. l'\Iaus profes3orcs e mau pad res, de– pre sa co rrompem uma sociedade, turvan– do-lhe as emas fontes ma is límpida ·, o ideal (' a infancia. > Eia pois, 1ncu bon co llegas, ~cjamoo bons profeosores ! Propu~nrndores indefe sob, trnballtemos 1·m prol d,t Instrucçào, de quem depende a g-randez, lo m,s-o Bra~il ! TraliallHte ! col lcgas, trabalhae !... que «o trabalho é para a Ilumanidadc o ,.ym- 1,olo :mgm:to da Conquista o do Devei:! "rrabalhar é banhar o corpo na uncçfw ,auti~sima da fur,;a qu<' corr( hora o esp íri– to e d:í. alento e consolai;ào á alma: é ter t•rg-uido no (·ornçi'to o Altar ondP sejn ento– ado o ( 1111tico buprcmo do Amf,r e da V i– doria. llobannah3 excelsos, hymnos al vir;areiros, ~cjam pntoados em g lorificações aos atlile– tas do Trabalho, que têm o doroo abra~ado 11el1L luz alrnrecida do Sol e as mãos dori– das de pegar no arndo que ra;;ga as entra- 11 ha..~ das tcrnlti 1,roductoras. Berna1·enturados sejam, para todo o sem– pre, o~ Apostolos das grandes descobertas e os paladinos das µ;rn11des empresa . Infelizes para todo o seuipre, bc>jam in– felize,, os ocioso,- homens rudc»-que nft0 cornmung-am na 11H}s11, da Via-Dolorosa da J<:xi,t<·11eia, o pao c11cl1aristico do Traba– lho! •-( Silw Pinto) O trahall10 ennobrecr ... a YÍl'tu<lc ~u– hlírna ... o saber a tudo ll:i Luz! Luz, ai,1rla 11wis luz! bradou Grethe ao IIIOITPI'. J,,1?, ainda mai.~ luz! hrndarn os e piri– los ~i-dento- ele i11,tn1<:<;110, e, apontando à l 1 :,col11, 11<ís llt e diremos como Lui;r, Delfíno: '!'anta luz aqui dentro vos espera Que Ru hireis e ln·llas re<li\'ivaR f orno as qnt• brilhu111 nr1 uzul::tda 0~1,ht'ru Di~,(• .Jule~ 8imo11 qnf' 1w sorfrdadc 1111Jilenw, ,: /J1·,•cis,J f'G11ti,1/w,· 011 c01·rr1·; (Jll~IIL jJGl'(lf (•s/(Í j/Nr/1(/o. Corrri, poi~, IÍ Mocidudc l'ara1•11~c, 1 ao I Pt11plo <la Luz, onde <'llllllll'ia o l\1t•1·ito !! ..• til,-, 1111b os mais hrilhu11tt•s an•pi1·io~, {L conqni~ta do aber que g·lorifica t· immor– taii,rn !. ..... Ide abebcrar-1·os no rico 111:,n:mciul don– de brota a moraliz;1ção dos costu:nes, a vida dos cora~·ões, a liarmonia da~ alma~, a $Obe– rania ela intclligencia ! A ciencia te m raize~ amarg-ao, mas . .. niio des,111i111e i,.. . eus pu11100 süo cl'oiro. Ntto desani1t1e is a11lC' os oh~tntulos qnc· e ncontrardeo! N otae que a n1 es111a terra 11 ue procl u,1 o cardo, proclu,1 taml.Jr111 a ro-a! ..• Encontl'arci~ l'lll \'OSSOS l1ll'bll'e~ os l'Ob– os lll elhores amigos, porqtte as Pscolab ele hoje nfw iio maí~ o ard1iYo do Supplicio r da Barba ria. 1\1:trtyrizar o alu111no co111 intuito de cor– rigir-lhe as faltas tão com11mns nn primei– ra idade, fórmula improficna da :rntip-a peda– gogia, foi bUb titnicla, boje, peltí hran<lura dos exemplos, pela J11od e ra.;fto da~ rPpre– hewões que tomam o cara<'tf'r de yercladei– ros co11sr•lh os, vi,111Hle attingir apc·1111- (c·o– mo o dc1·e se r ), a sc11sibiliclade llloral da t re:111ça. A' immobilidade for~·ada dns r~colati dt> outr'ora succedt>u a libc rdad r el e e5pirito e de mo.vimento, a Yivac idadc natnnil ela~ consciencias sem macul!l, 11a esclllas ltocli r r - 11a~. A 11ntlber é entilo cltamn1la pa ra colla– borar, de n tro dos moldes <le sua fraquez a, 11c,sa obra restnuradora ele CJ1~1·a11deci11wn– t!l moral e intellectual. Dada as prop1·ias condiç1ies da nnturc– zn, a alma feminina ó prope11s11 a P,,P lllis – ter, e, enti'lo, a mulher 11tw t; 111ai, a llli,e 1·n oclali,cii da soeiedacle, lllil $ um c•l1•111C'11- to c1ue contribue para a sua grandeza! Apj'cllanclo l'ara o alto t·onc<•ilo de un111 csc riptorn hC•bpauhola, d. Co 11ccpc i<• 11 Gi– me110, C'U trnu~cre\'i a~ seg-ui11lt's linhn,: .. s(l alp-lllh lll~(•llH\tos, co11tudo, ti(~ op– põem n r1ue a lllnllter ~e intrún ll a <lN·la– ram inPJ•t:i par11 ad 4ui1·1r 1llustr11(,'ÜO, ou– tros h ornPn:-, b11b1os e di ,i: r!'to~. c•11tl-11d(•rn qur educar u111 l101ncm 1: formar um i11r!i– v1dun, CIIHJHantc• que cdUl'llr 11111a 1nulhc•r P ful'llllll' li~ fut Ili'[\,; gt'l'll(,'(I(•~> SP <'· 1erdade 11tt(' rJ fut11,·u d,· 1111111 ,·re– a11ça l r1aas1 sr,np,·r obrn c/1• s11r1 111ii", 1·111110 di~se N1q,olP,'io T, 11i10 é mc11011 t•t•l'111 l[llll o futuro de u11111 sociedade· 1: obra talhada po:111 111a;:ristcrio <pw nella opl'l'1l. g• ao l'l'Ofl'h~r,n11lo <Jllc ret':Íl', 1•111 h-ra11- rll' parle. a 11lt11 n•,111•llhlll,11idarl, d,• , , 1111·
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0