O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

O E~SIXO ~~~~---~~~~~~--~--~-........,...,,. sivel conh e ceremos pelo r esultado o resto da divisão. Ass im 841 não ó divif::ivel por 7 , sondo o resto jgual a 1. O numero ~1578 não é di– visi v e l por 7, sendo o res to igual a 4. C ..\.R.\ CTER Dli: DIVl SIRILID.-\.DE POR 13 : Todo numero qu,e, nwltipl-ican– clo o al.c;m·ismo das centenas por 4 e subt?-allindo o producto do nu- 1ne1·0 formado p elas dezenrr,s e itni– clades clér O ou 13 on 1n11ltivlo de 13 , será di1 isivel pm· 13. Assim,, os nw1w1·os 520 e 936 são clivisiveis JJ07' 18. Observação: Tod as as regras que applicamos ao caracter ele divi– s ibilidad e por 7 , são applicavois n este caso. Assim, o numero 108277 é divis1vel por 13, e tc. O numero 238729 não é d i visi vol por 13, dan – do o resto ig u a l a lO. C.\ R ACTER DE DIVISIBILIDADE POR 17: Toclo nnmero, composto rle 3 al– qrirismos, que. multiplicando a.· centenrts por 2 e subtrahinclo o pro– dueto elo numero f ormaclo pelas dezenas e unidades dér O o·u nrnl– tiplo ele 17, será clivisivel por 17. Assim, o numero 918 é divisível por 17. Observação: Tudo o que disse– mos sob l'e o ca r acter de d ivi s ibilida– de pnr 7, é aµp li cavel a este novo carncter . Ass im é que o numero 85539, facilmente se conhecerá que n ão é divisi vel nor 17 dando ores– to ig ual a 12. · Deixamos melhor explica ção des– ses novos caracteres de divisibi lida– de entregues ao t irocin io elos snrR. professores, q ue melh or os deta lh a– rão aos seus a lumnos, a cuj a in stru– cção procuramos prestar 1, a i.- es te serviço. lgnacio Moura . ....___,~ «Os livros-São os li vros uns me trrs mudos ltu e en. inam sem fastio, faliam a vt•rdade sem r<'~pC'ito, reprehendem srm pejo, ami 0 ·os verdadeiro , co11 elbeiro sin~elo . P assim como ú for ça de tratar com pessoas honestns e virtuo 0 as se adquirem in ensi– ve lmC'nf c os S<'II hahitos e 1:ost11mes, tambem Ít forr,:i. <lc ler os livros se 11prc1,de a dou– trina qnr e ll es ensi nam. Fórma-se o espírito, nutre-se a alma com o bons pen amentob; e o l'oraçfto Vf'm por fim a experime11tar 11111 J1l'llZPr t;t0 afrradavel, que não ha nada com qn<' se compare: e . tÍ o sal,e avaliar quem cl1egou a ter fortuna de o po 'suir. • "Admiração-Dizem os philo ophos que a admin1çi10 é filha da ig11ornnci,,., porque uing-nem se admira ,cnho da coi~as que ig·nora, principalmente SP são grandes: ., mito da scioncia, porque admirados os l1 ome11 das , oisas que ig-nornm, in quirem 1• 111- vt•~tignm ns rau ·as d'elll1s at(· a alcançar, e i,; to <; o •1ue ~<' rhama ciencia.> f\nh:>nio Viein.1 r'-f' .........--..~~-../'_,,,,,,,...._.,..../"-,.-...,.. ~/'---.. ~ ....../"'-..-../"'-~~ ,......,,....._

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0