O Rio Tapajoz

·- 3i - contacto com a gente civilisada, occupando os- pia~ teaux-proximos das nascentes, os descampados de uma e outra margem da zona encachoeirada e acima delld , quas i sempre as prox imidades ele algum ri beiro que por sua r eduzida largura e profundidade, possa ser atraves– sado a váo ou por meio de qua lquer tosca ponte, feita de um tronco de arvor e. Umas 15 tri bus são antropophagas e quas i todas, com excepção ela dos Mundurucús, Api acás e Ivlaués são inaprove itave is ao traba lho e o hão de ser pelo menos ernquanto não forem removidas as causas que concorrem para que se conservem intern atlos, evitando os povoados . O índio vive ainda ho,je como vivia ha scculos, semp-r c em co ntacto com a natur eza, indifTerente e sem ambição, provendo-se apenas da alimen tação de cada dia. Suas ne– cessidades vitaes são sa tisfeitas com o que vai com facilidade busca r na caça, na pesca, na colheita de muitos fr uctos silves tres e nutritivos que conhece é até mesmo de outros que cultiva com provei:to, taes como a man– dioca , o milho, as batatas doces e bananas. São tão va– r iados os elementos para sua classifi cação, tão contra– dictorias as noticias sobre seus costumes e linguagens, que torna diffic illimosenão impossível es tender-me a res– peito. Sem embargo, mais adi ante, me occuparei espec ial– mente dos l\'lundurucús, por serem entre ta ntos os ma is civil isados e que se têm tornadogra nde auxiliar ao com– merc io e á lavoura da ma ndi oca. Aqui junto o quadro elas tribus e localidaJe onde vivem. Apiacóz.. ..... . .. . .. . . . Ar inos . . ... \ Athe~haué& . ... .. . ... .. ' central J BacaLrys . . . ...... . ... . . \ · · · · · ~ ~!roró~ • · · · · · · · · · · · · · \ Cuyahá ... . . )' bech1s. . . . . . . . . . . . . . ~ Ip!Liuaté~. · · · · · · · · · · · · · Central . . . . . ( Etiuatcs ... . . ... . .... · i ) lprnamb1és ... . , . . . . . . . l Joarités . . . . . . . . . . . . . . J l\fundurucus . . .. ..... .. I Tapajóz .. ... . Manés ........ . .... .... \ Manso~. Antropopha– gos. Mansos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0