MONOGRAPHIA de Antonio Lemos: (o homem, o político, o jornalista, o administrador, escorço biographico). Pará: C. Wiegandt, 1904. 123 p.
- , . ~~~~~~*~ k ~ t,/ ~.!.!.!!!..!!!!!!_1!~.............. lllfllll~IIIIIH_!.!_11 - ~ ~ 'Y:. ti. ~li "'-"'-""""'"-'-"-,==,.,e!!_ lflll.!!!lll~!~•.!_~l~tlllllllllHl1111111UI E ó ainda a elle que se Ya(~ rlever por uma abençoada fatalidade a sagração nacional do nome de Pedro Americo, o querido . Apelles de quem me honro de sei· patrício: o pintor sem rival dos nossos quadros histohcos, · que é como da Yinci · um escriptor de fina tempera e que conhece, para o contorno da huméÍna plastica feminina. aqucllc se– gredo de que ;;ó Deus _ ,;e serviu qnando engenhou de uma rija cos(ella de Adão o divino e es-veHo corpo ela primeira mulher. A c01wite de Antonio Lemos brew~mente Yirá a Belem o grande mestre da moderna pintusa fun– dar uma escola de hcJJas-aJ-tes. que será bapti– sada com o explet1dor do seu nome. E assim ficará elle . sentado no seu prelo · de jornalista. entre os dois Yultos maiores da arte nacional, Carlos Gomes e Pedro · Arncrico , como Pericles. sobre as Propylea,; de .Athenas. en– tre Phidias e Alkemenes. Seria uma lacuna de inexperto critico não justificar com um excerpto vincia do Parà, do anno ele 1889, o e indouto cl'A Pro– arrazoado que -venho traçando, para g-ravar no espirito do leitor o peTfil jornalístico de ,\ntonío Lemo,;. Elle disfarçava-se n'csse tempo sob o mar– cial pseuclonymo de RATAPLAX , que era o chro– nista sensaci_onal d'aquella ópoca. Esse seu es~ cripto typicamentc ,,humoristico, com_que encerro o capitulo , além de me prestar a definição per– feita · do seu caracter de publicista . atte,;ta elo– quentemente a sua historicidade republicana, bem demonstrada nas bren.:s linhas que. se -vão Íer :
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