PARÁ. Governador (1897-1901: José Paes de Carvalho). Mensagem dirigida ao Congresso do Estado do Pará: pelo Dr. José Paes de Carvalho governador do Estado em 7 de abril de 1898. Belém: Typ. do 'Diario Official', 1898. 44 p.

DR. JOSE' PAES DE CARVALHO 23 novos mercados, e depois para e5tender as communicações até ao Rio de J anei"ro ou mais longe ainda, prendendo-se no futuro á rede geral da viaçao interna do paiz. Basta considerar a posição db territorio que o traçado de semelhante viação deve cortar pa1a reconhecer a importancia e a actualidade de tal empreza, destinada reciprocamente a bene– ficiar os centros ligados. Foi apoiado nestes motivos que o Estado do Pará nao escasseou o seu apoio moral e auxilio cconomico á Efilpreza de Viaç:lo Ferrea e _Fluvial do Tocantim: e Araguaya, que se pro– punha effectuar a obra dessa communicaçao de tamanho alcance e tao justafnente preconisada. Em taes condições foi promulgada a lei de 20 ele Maio ele I 894 garantindo o juro de 6 °/ 0 sobre o excedente elo preço de 30:000$000 que ,ervira de base para a garantia cio Governo Federal. Mais tarde, em r 896, cedendo· aos reclamos da em- · preza e querendo á toda evidencia mostrar o seu desejo ele co– operar para o cxito da obra, o Estado concedeu ainda o em– prestimo de r 5 contos por kibmetro é,té a extensão de . ... I 84200 metros. Entendo, porém, que laes auxílios atlingiram já ·o extremo, pois a Empreza pelo seu estado · aclual, pelas dissensões levan – tadas em seu seio transbrmando o governo da sociedade em cleploravel pomo de discorclia, tem feito desvanecer a fé nas suas bri lhantes promessas iniciaes e não inspira mais confiança ao Estado, o qual considerarido perdidas as sommas que já despen– deu, em vista da garantia precaria que offerecem os materiaes exis– tentes eri1 nosso territorio, não póde e não deve annuir a no– vas pretenções da Companhia, que redundam no absurdo de arriscar sommas mui.to avultadas para não perder as !imitadas quantias já empregadas. Além disto os ultimos estudos a que mandei proceder fazendo resaltar as altas vantagens inherentes á viação do Tocan– tins-Araguaya, mostraram todavia os defeitos elo plano da mencio– nada empreza e concluíram an~es pela navegação a vapor, re– movidos os obstaculos que o · leito do rio c,fferece em certos pontos, considerando-se que o trabalho de desobstrucçao será muito máis facil e economico, do que a construcção do caminho de ferro.

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