PARÁ. Governador (1905-1909: Augusto Montenegro). Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1905 ao Congresso Legislativo do Pará: pelo Dr. Augusto Montenegro governador do Estado. Belém, PA: Imprensa Official, 1905. 105 p.

- --,-,----:- ~ ............. ------------------------ MENSAGEM 47 A auctorisação cll! qw· me i11vestisles pelo ::i rl. 7? da le i Brigada Militai n. 925 de 15 de Ouluhro do anno passado, i.1sei-a, promul- gando o decreto n. 1381 ele 26 de Junho ull imo , pelo qu:d o ::i nligo R egim ento Mil it::ii·, foi convc rlido em Bri gada , com o seu effo- ctivo elevado a 13--18 hom ens en tre officiaes e praças. Nesse de creto· fôrnrn co 11 sign:1das lodas as med idas julgadas neces- sá rias parn a eompleta regularização dPslt, . imporlan le sé1;- viço puh lico e ao mes mo tempo a lgumas vantagens co n- ced idas a essc•s di gno s serv idores elo E;;,l;1do,· lorn adas todas as preca uções para que a nossa furça 111ilitar co nlinúc a me- recer os fóro.,; de que ella gosa co 1110 disciplinada, ordeira e obed iente. Assim, pois, mai s 1 J11w vez é com prawr que consigno nes te documento puh li co a 1uinha inteira satisfacção e a mi– nha gratidão pelos grandes serv iços que desdE: rn1.1ito essa pa– triotiea corporação armada vem prestando ás instituições repu– blicanas e á ordem puhlica. Em annexo encontrareis a propos ta que vos faço da fi – xação do numero desta força, tudo d e ac:côrdo con1 o sup ra– citado decreto de 26 de. Junho. Ensino p1·ímario. Durante o anno que vem de passar, Ensino Publico cont inuei, a respeito do ensino primari c, , a execu tar o pro- gramma que _vos tenho ex pos to em minha s mensagens a nte- riores. Disseminação dos grupos escolares de modo a tor- nai-os a nossa prinr: ipal instituição do ens ino primario, co ns- trucção de casas apro priadas para seu fun cciànamento, ap– parelham e nto dos grupos com todos os elemen tos maleriaes sem os quaes o ensin o se torna um a burla dispe ndiosa, esco- lha e formação <..le pessoal habilitado. por uma fiscalisa ção as- sidua na Escola Nor mal e por fim a inspecção esco lar· minu- ciosa, efficaz e cffActiva, eis cm que tenho condensado a mi- nha acção administrativa quanto á resolução do nosso pro- blema escolar. Um prograrnnrn para ser apreciado em todoo; as s uas vantagens precisa ser applicac1o com pc rtiuacia e s;onsta ncia durante um lon go lapso de tempo. Não é a golpes de regulamentos qu e se corrigem ví cios longamente rnd icados e por isso mesmo difficeis do ex liqmr. Úm elos grandes hene - ficios que temos colhido da institu ição dos grnpos provém exactamente do facto da concen tração escolar ppfmittir que a acção do governo se possa r,erenn emenle exEj1·cer sobre o pessoal, de modo a des pi!-o dos defeitos que füz ião a esc.ola official ser aba ndonada pelos men inos. Por outró, lado essa' •:ns- \

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