PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.

• • IX • . . Do vrofessorádo primarlo Não quero nem devo concluir esta primeira parte deste trabalho sem· fazer de minhas Ultimas palavras argumentos pelos direitos e pelas vantagens de q_ue devemos cercar o pro– fessorádo primario, o alicerce ·mais importante de quantos 5ustentam nossa instrucção publica. · Quando estudei as causas do desenvolvimento môroso que vae tendo a instrucçM· primaria e~tre nós, busquei a mais importante na carencia de professôres titulados, que justifiquei pela falta de vantagens compensadôras dos esforços e tempo gasto para obtenção dos diplomas. Mostrei o decrescimento que a matricula do sexo masculi– no vae tendo na nossa Escóla Normal e disse que este facto só se poderia eliminar estabelecendo a relatividade entre o tempo gasto nos estudos e as vantagens á auferir do diploma. Entre .estas vantagens occupa o pri,meiro Jogar a remu– neraçao pocuniaria pelo trabalho prestado. . Não se póde deixar de reconhecer que attentas às con– dições presentes de carestia da vida entre nós , os vencimen– tos marcadbs ao -professorádo primaria nüo guardam a refa– ção necessaria com o tempo gasto nos e'~ tudos para obtenção dos diplomas, com os serviços pres tados e nem _compensam os prejuizos resultantes da incompatibilidade absoluta de que elle se vê cercado. · E' opinia,o minha, _portanto, qué a elevaçllo dos venei– men to~ dessa classe, ao passo que traduz um acto de justiçà presente, é de elevado lcance futuro. Sou, porém, contrario ao augmento de vencimentos que se ex tenda ·ã" todos os membros da classE>. . A proposta que neste sqntido fa ço ao · pod eres publicos abrange apenas o professorádo tilulaélo, aquell e que mais vantagens deve possuir, porque é o.que dispende tempo no preparo profissional. · Ass!m, na.o sómente estimula-:1e a classe dos normalistas ~ha mando-se concurrencia ao magisterio, como lambem se . • •

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0