PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.
• t .,,,A. -6- pai do quasi nullo resullado a lcançado pela instrucção, nesta ou naquella zona. Ao professor cabe a pa rle tn· H' da responsabilidade porque toda vez que e ll c tem a comprehensão perfeita do seus dt veres, toda vez que cl lc compenetra-se rlevidame de sua missão, toda vez que ell,~ lem pelo rnagisterio o i e– resse e amor necessarios, o indifferr.ntismo é substiluido pela attenção cuidadosa na educação da prole. Está na indole da nossa raça, não ha negai-o, uma grande dóse de indifferença por ludo quanto diz respeito a vida civil e politica, mas essa indifferença, seria injusto quem o affir– masse, não póde ser classificada como resultado de um estado pathologico. Victirnas de uma educação civica deficiente, senão nulla, as nossas populações carecem ainda da subtilêza de espirita necessaria á bôa apreciação dos beneficios que umas tantas institµiçõe., lhes podem ministrar. Defeito mesmo da falta de instrucção, ell::ts não podeín comprehender o alcance individual e social que traz em si \ esse ens'ino, que o Estado gratuitamente lhe vae offerecer, collocanclo a escola junto da sua habitação. Mas,jnstarnenle em acção sobre esse defeito ingénito á nossa raça ·é qm} mais utilrnrnte se fará sentir a missão do mestre. Encaminhar o pensame1Jlo para o conhecimento das van– tagens provenientes da instrucção, dispedar nas populações das zonas escolal'es o senlirnento civico, é a missão primeira ~pre~~~ , Mas, infelizmenle, nú.o é ella assim comprehendida eu1 nosso meio. A' par da ausencia absoluta d'O cumprimento, e o que é mais, do conhecimento d'esse dever, falta lambem aos nossos profcssôres o desejo de bem desempenhar sua missão, ao menos pelo lado material-o ensino. Fosse ao menos aquelle o defeito unico á llponlar e não teríamos que .lastimar uma grande somma dispendida annual– mente com a educação popular. Porque; digo-o com convicça.o inabalavcl, o só interesse do professor pelo magislerio, a vontade perseveran~e de tra– balhar, de ensinar, basta, na 1 maioria de>s casos,· para chamar ao estudo numero crescido de alumnos. ., • ....
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