PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.
Apezar, porém, d'essa escolha cautellosa, que tem valido a acquisiçl"Lo de um pessoal na altura de bem desempenhar os deveres do carg·o, eu quizera não ter de dizer-vos sobre os · resultados alcançado;; com tal instituição: De facto, pesa-me escrevel-o, mas 11::io tenho o direito de calar, nulla tem sido até hoje a acção dessas auctoridades do ensino e negativos os resultados por ellas produzidos. Todavia, não conheço creação mais bella e mais repu– blicana, mais na altura (b missão e com mais elementos para bem servir a causa do ensino, que é a causa de todos, a causa da collecti vidade . Sabeis bem que a creação dos Conselhos. Escolares obe-. deceu ao pensamento eh despertar a uttenção dos municípios em favor da edncaçrw dos seus habitantes, interessando a estes diréctamente no desenvolvimento d'esse ramo elo serviço pu– blico, porventura aquelle do qual maiores · beneficias aufe- rem. , Para bem traduzir esse pensamento, apezar de todas as modificações que os Conselhos Escolares têm soffrido em sua constituiçãü de 1890 para cá, tem sido sempre mantida a interferência dirécta ou indirécta .dos municípios em sua organisação. Embora revogada, por negativa na pratica, a disposiçfio primeira que fazia eléctiva uma parte do Conselho, continúa a intervir em sua organisação, embora indiréctamente, a von– . tade popular, com a representação do Intendente Municipal, á quem no regimem actual cabe ti primeira posiçãü-a presi– dencia. Apezar disso como tem sido correspondido esse l:Íello pensam,mto dos nossos primeiros reformadôres elo ensino? Da forma mais negativa possivel. Porque, se é verdade que o espirita de politicagem não mais clon1ina a instrucção publica na esphera suprema ele sua direcção, é preciso reconhecer que no interior elle ainda dá pasto a muita perseguição e a muito desabafo de odio. Assim, não raro, quando não todos os membro elo Con– selho, ,ao menos dois, ao..m.euos um, busca no poder que tem em mãos como autoridade elo ensino, meios de favorecer á amigos ou perseguirá desafféctos e ·adversarias. Casos destes eslão constantemente chegando a meo co– nhecimento.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0