PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.
( - 14- Sei bem que ainda hoje esta idéa encontra tenazes con– tendores, mas nüo é porque ella não ten.h'a conquistado ain~da todos os seus antagonistas que devemos retardar sua adopção. / Os argumentos mais acariciados por aquelles que com- 1 i bat.cm o ensino do sexo masculino por mulher.es são: q _, faltão a estas elementos para manterem a disciplina neces– saria a escola, e que da sujeição continuada e convivencia habitual com a mestra resulta a cffeminação elos meninos. Para rebater estes argumentos, basta pedir de empres-. tim o ao eminente pedagogista sul-americano dr-. F. Berra, as pbrases cóm que cm recente artigo publicado na Escuf;la Pen.iana, em resposta a consulta que sobre o assmnpto fez-lhe o representante diplomatico do Perú sr. Alex. Deustua, elle profliga a má e erronea cómprehensão dos que assim pensam. Apreciàndo a primeira objecção produzida contra a <lis- ciplina, cllc escreve : ' . «Tenho mais de vinte annos de olncrvação ele escolas, e de todos os casos ordinarios e extraordinarios que c011heci, cheguei a conclusão ele que a disciplina se deve não a que seja homem ou mulher o professor, mas a que se prescinda de meios artificiaes ou incompativeis com a natureza do educando. «Em muitos casos, conlinúa elle, vi que escolas esponta– neamente desordenadas sob a auctoridade de professores energicos, se transformaram logo .que tiveram á sua frente mestres de caracter brando, que pareciam nada fazer para domar tantos animos revoltados e embravecidos. «Em muitos casos vi lambem que classes ou escolas, de pc1·mnnenlos escandalos, omquanto dirigidas por mestres, apczar do procurar-se com a substituição d'estes por outros minorai' o mal, cederam instantaneamente ao influxo na.lura! de mesl:ras de pouca edade, quasi meninas, tão meninas quanto · soos diseipnlos. E mo refiro, CO!'!clue o notavel professor, a rapa:wlas de 15, 16 e 17 annos, cujas mestras nll.o tê1:1 ás vezes mais que ] 8". - Pa~sando á apreciação da objecção ele que os meninos e[eminam-se na convivencia do ensino com a professora, pon1ue recebem d'ellas as inspirações e sentimentos que vão actúar poderosamente sobre o cnracter, assim a J'ebate o citado escriplor : · «Nilo é tri.o p.ouco de temer-se que os meninos saiam (
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