PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.

- 146- Ninguem pód negar, a me,{o;gue nâo se deixe arrast.ar . pelas exaltações de ideias parli<lari , progrc-.so alcançado pela lnstrucçM Publica no septennio republicano. • Para a convicção <.i'esta verdade nllo estudemos lamento do nosso ensino prirnario pelo seu estad act . f.. achal-o-emos alrazado. Consideremos que ha sele annos atraz~ quando proclamou-se a republica, a instrucçllo prima– ria achava-se no mais deploravel estado, era ttlristissirnamen– te precaria a sua situação», na phrase do sr. José Verissimo; consideremos a nudez absoluta cm que vivia a escola e pode– remos aquilatar então o gráo de desenvolvimento d'este i portante ramo dos negocios publicos. A meu ,,er silo dois os agente.;; de estacionamento qne mais sobrecarregam a instrur.ção publica : A indijferença do rneio e a org_anisação defeituosa da esehola paraense. <e (1) A historia da instrucção publica demonstra a ·na.o deixar duvidas que todas as grandes reformas porque passou, alentou~as o espirito publico. ttÜS resultarlos verdadeiramente admiraveis das ultimas e notabili..;simas reformas ria instrucça.o publica em França, foram sem duvida devidos ao geral sentimento da opinia.o publica do paiz, de que essa era a mais 'instante, a mais ur– gente medida na reorganisaçllo total d'aquella naçl\.o, depois <las desgraças do anno terrivel e da sua consequente humilha- çao e decadencia>>. J A indifferença do publico do .Pará pela importantissim qucstllo do ensino publico é devéras desanimadora. · Sabeis que infelizmente o numero das familias, que lo mam com abnegaça.o o encargo de instruírem seus filhos, diminuto. Em geral entende-se que esse dever consiste em matr cular as creanças em úma eschola qualquer, e nada mais. Este considerando é justificado pelos resultados ,.tt.º-'~;--;: diariamente vamos encontrando na pratica. . Entre cem alumnas da eschola publica no Pará t demos tirar trinta que sejam de frequencia optima 3• ~~~., Istc demonstrn a incuria dos educadores que a St."'""' r rem pelo progresso de seus filhos comprehendcriarn a n ,:essidade capital do comparec imento diario dos a)J m·ws. {.J ) Relatorio- 1890- Jost Verissimo.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0