PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.
j -133- -s. de jantar d'.aquelles ! E~ muitas vi lambem assentados, uns e outros, cm caixas que fo~am de sabi\.O ou kerosene ! s Na.o devo esquecer o seguinte facto occorrido na esco– la do s masculino de Terra Santa: estando assentados Jez alumnos em um unic0 banco que no maximo podia com– portar seis, por falta de casa que tenha todas as accommoda– ções, as aulas funccionavam no mesmo compartimento em que morava o professor e sua familia, entre rêdes, balaios, bahús etc. Triste por demais é esta situação ; e se não fôra o dese– jo de ver em breve tudo melhorado, de certo que não o con– signaria aqui. Cumpre, pois, envideis todos os vossos esforços, empe– nheis todo o vosso patriotismo, empregueis toda a vossa de– dicaç:lo para que se torne quanto antes effectiva a disposiçllü do art. 146 do Rcg. vigente. Com relação aos professores, direi que uns na.o têm as habilitações precisas para desempenhar os cargos; outros acham-se ta,o esquecidos dos seus deveres que não tomam • gosto pela educaç;:to da infancia, não se esforçam por faser os seus alurnnos progredirem nas materias que estudam, nao in– cutem entre eiles o estimulo, nem se aproveitam do que se acha ao alcance dos mesmos para lhes ensinar a observar, para lhes dar, na phrase de Buisson, a intuição sensível, in- tellectual e moral. "-. Alem da leitura, escripta e as ,quatro operaçõés funda- mentaes da Arithmetica, que constituem o primeiro anno do curso elementar, raramente ensinam as materias consignadas no art. 6<? do Reg. cit. Mas de quantos senões não se resente o ensino das mesmas! fara não ir muito longe, basta ver que a propria leitura V nao passa de um exercício machinal, da repetição das pala– . v~q·~e se veem escriptas. Elles não explicam aos alumnos os vocabulos e proposições lidas, nào lhes fasem comprehen– der •o pensamento do autor, que é a alma do escripto. Nao "" ~endendo a leitura, como podera.o estes interessar-~e e ti- -.J rar proveito da mesma ? O ei;.;;ino da historia não tem a minima im porlancia, por– que nS:o é encaminhado no sentido da educação; é rediculo porqne reduz-se a mero e fatigante trabalho de memoria. . ~ - o
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0