PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.

( .. -9- ,. ( .. , Estudadas assim as cansas, que no meu pensar têm con– tribuído para ontorpeCE'{ a nt::trcha ela nossa instrucção, cnm– 'i pi;-e ,, apontar os rern~Q'.1os ce cuja applicação tudo temos a · esperar. •·. . Para poder seguir o plano que á este trabalho tracei, aqui esludarei ape"nas as concliçõs actuaes do nosso professorado primaria e as reformas que o Poder L<_>gislativo tem necessi– cladc de votar para melhorai-as. Sei bem q\1e niio cnnncio urna novidade, dizendo que na carencia de professores titulaàos devemos buscar a origem ela prim0ira 1i ·mais poderosa causa, qnc tem determinado o lento caminhar do nosso ensino primario. Está no conhecimento de quanlos volvem vistas interes– sadas p::ira nossa instrucção of1lcial, que o professorado do Estado, maxime o professorado _masculino, constitue hoje uma legião avultada de interinos, colhidos para esse mistér sem a cautella, que se faria precisa, se todos elles não fossem tirados de meios ondO cm abso luto fallccem as condições para uma escolha, que possa ser vantajosa ao ensino. Já o disse com a precisa franqueza em pagina antes e~– cripta, que ao nosso professorado, em regra mal preparado, clesidioso e recalcitrante no cumprimento do dever, cabia a maior responsabilidade do estarlo pouco lisongeiro do nosso ensino primario. Creio ter ficado patente das consiclcrações de que fiz seguir osso enunciado que referia-mo ao professorado não diplomado, que presentemente conslitue mais de dois terços ela classe. Ora, n 'estas condições, reconhecendo, como não posso deixar elo reconberer, que os resultados melhores aproscnla– dos pelo ensino primario provem dos prof,,ssores normalistas, entre os quaes contamos dislindos e que fazem honra ao magi,;terio publico do Estado, todas as reformas devem ser inspiradas no pensamento de acabar com essa clas,;c de inte– rinos, entregando-se o ensino em absoluto aos titulados. Já sinto se me objectar que a cliffll'nldade está justamente em não se poder satisfazer essa exigencia, porque o numero dos professores normalislas, rnaximé do sexo mnscu!ino, é hoje rednzid~o anmtalrnento decresce o numero elo diplornaclos d'osioc sexo. E' esse justamenlo o ponto cm que a questao deve ser /

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