PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.

-109- '-' V mais prejudicados, Le~nus sempre que rcc0rrcr 4s pequenas escolas entregues no 111&-xirno a um professo:' e dois adjuntm;, por falta de ,iwedios escolares em que possa ser applicada a salutar medida de qne falo. Tratemos, por;m, do ass umpto que foz ohj é~ to deste of- ficio. · As escolas desta capital regidas pelas professoras D. D. Virg·inia Faria Alves Ela Cunha, Arnbrosina Camp,ls Neves (3.ª e 4.• do primeiro clistrictoj Emília Augusta ele Belem, Jose– phina Paiva Sodré de Castro, Laurentina Lavarécta de Faria e Antonia Em ilia da Conceição e Siiva (La, 4.', 5~ e 6.ª do ter– ceiro districto), Analia ele Jes us Lima, Ursulina Fariacla Silva, Maria elo Carmo da , 'ilveira e Sousa, Mariana H. C. de Ma– cedo (2.\ 5.", 6.' e 14~ do 4.° distí·icto) e pelos professores .José Maria de Jesus Britto, (1." do 1.~ clistriclo) Concgo Antonio Gonçalves da Roe:ha, (3." do 3.º) Pedro J. G. Peleja e José Da– nrnso de Oliveira, (l.ª e 3~ elo -1.º) acham-se nas condições de serem divididas nos termos do art. 9.º da Lei n. 436 de 23 de 1 Maio elo anno passado e art. 15 rlo Rcg. ger.. 11 ae 18 de Janeiro · .do corrente anno, visto terem r,,.ltíngi r1o urna frequencia media de sessenta alunmos ern dois trimestres consecutivos de Ou– tubro de ~896 a Março <leste anno. Ainda áiais: as escolas r r gidas pchls professoras D. D. Vitalina de Moraes Novaes (7.ª do 3.º districto) e Eugenia Ma– ria elos Sanll,s, (3.ª do 4. º) tarnbl~rn atlingiram uma frequencia media de qua renta alurnnos, o que lhes dá direito a uma ad- junta nos termos das citadas disposições. · Permitti-rne, Sr. Director, que a respeito cu vos exponha a minha humilde maneira de pensar. Em meu relato rio do -anno de 1895, tratando da grande matricula e frequencia da esrola regida pela professora,D. Antonia Emilia da Conceição e Silva disse ser élla devidçt a .confiança CJlW essa veneré:lnda preceptül'a inspirava aos pnes de familia. E' até hoje a minha maneira de pensar quanto á todas as escolas que acima mencionei. As divisões, neste caso, dariam um resultado negativo, porque as escolas novamcnle .ereadas funccionariam com um numero limitado de alumnos, em quanto as outras con– t.nuari.:;qi com a mesma matri cula e frequen cia, acarretando o 1 s mesmos inconvenientes que se teve em mira sanar. Mas as escolas regidas pelas professoras D. D. Emilià .i\ugusta de Be-

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