PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.
• e e -105- 18'82 lembrou a illustrac\á commissão da Camara ·dos Depu:. .tarlos,. no seu luminoso pa\'Jc er sobre a r·efoi·ma do ensino pri– maria :-rrabolir a inspecçrw ; p:H' outra : elimina r o ensino p ublico».<f\ Infelizment,e em materia de instrucção pub lica, sej a -me permittido dizer, temos sido <le uma infolici<'lade espantoiia: até hoje o Congi'osso <'lo Estado ainda não nos pouàe dar'uma , lei de instrucção publica, uma reforma completa, preparada corn-«animo decidido de fazel-a em linha recta, tendo por exclusivo ponto de mira o bem da instrucção, * * * Em todo o armo conente exercitei minhas funcções na · primeira circumscripção, que até 8 de Julho comprehendia as comarcas da Capital, Affuá, Mazagão e Macapá com 160 es– eolas, e dessa data em diante, por effeito da nova d ivisão, fo ram -me dislribuidos ·os municípios da Capital, S. Domin– gos da Bôa-Vista, Acará, Guamá, Ourem, Irituia, Soure, Monsarás, Vigia, Collares, A haeté, Mojú, Cametá Baião, Mocajuba e Igarapé-miry, com 296 escolas. Creio não errar dizendo que embora tivesse traba:lhado tanto quanto me foi possível, a minha inspecção ficou limi– tada a pouco mais de um terço das escolas da· minha circum– scripção, já pela mistura de regiões div2rsas ,e muito ·affasta– das, já pela falta de transporte facil para maior parte das es– colas do interior e já, finalmente, pelo dever que tenho de faze r uma inspeccão mit1uciosa, séria e incessante em toda·s as escolas. F~ o resu ltado dessas inspeções, as · investigações·a que procedi, suggeriram-me algumas consider-açôes que julgo· 1ever fazel-as neste trabalho, com que ora occupo a vós a atlenção. , • Em nada é lisongeiro, ou, para' falar na linguagefu · da franqueza, é bastante contristador o aspecto que ·ap resentam as nossas escolas, quando encaramol'as pelo seu lado material. A começar pelas casas em que funccionam, sem ar, súm luz, carentes de muitos dos principaes preceitos pedagogicos e hygienic(ls, até os materias e utens ílios de ensino, tudo está a exigir uma reforma total. As Jmobilias- que 'tlellas existem, a lgumas das ,q uaes são ., (' ( e ( "
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0