PARÁ. [Leis etc.].; SOUZA, Augusto Olympio de Araújo e. A Instrucção publica: Relatório apresentado ao Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho, Governador do Estado. Pará: Imprensa Official, 1898. 143p.
-8- E' triste vercln<le, mas por isso mesmo é mistér não occultal-a: possuimos um grande nivnero de escolas, que por uma acç110 lenta, mas continuáda, e~110 a cavar o descredit • do nosso ensino, estão a firmar no espírito de nossas popula · ções a convicçl?o de que a inslrucç110 publica n-a,o tem só co · · :finí educar mas tambem dar empregos a uris tantos ctes– occupados. Cortem-se estes abuzos, corno aos poucos estão sendo corlados, e havemos ·de vêr que embora climinuido o numero de escolas o resull:tdo alcançado não decrescerá. D'esta verdarle está, felizment.0, compenetrado hoje o Conselho Superior, que assim tem ditficultado a crcação de escolas, pela exigencia justificada de umas tantas provas, que )he possam convencer da sua necessidade. Do máo criterio, que tem pnsidido em muitos casos á crcação de escolas, dependem, pois, os resultados pouco com– pensadores que muitas cllas têm dado ao Estado. A terc~:ira causa por mim apontada corno dirécla pl'o– ductôra da marcha morosa que vae tendo nosso ensino publico é a falta de uma fisc,ilisação continúada, persistente e im– parcial. Defeito ainda de uma educação civica defeituosa, somos em regra avessos ao cumprimenlo do dever, remissos ao des– empenho pontual ele nossas funccões. Seja por influencia climaterica, ou origitie-se da nossa propria indole u que é corto 6 que estamos continuailam e a exprobar esse defeito, que tantos males .nos vao diaria 1te legando. Na classe dos professores, então, mais que cm nenhuma outra, se accentúa essa aversão pelo bom desempenho de suas obrigações. Creio, porem, que isso busca origem na certeza em que estão de que impunemente podem furtar-se ao cumprimento do dever. Para corrigir esse defeito, que é sem duvida o maior mal presente com que luta nosso ensino publico, só uma flscali– saçào continuáda e intelligcnte, o que absolutLtrnente não pos– suimos. Em capil,110 especial tratmei de apontar,á meu vev.,os meios de estabelecel-a no pé cm que a precisamos e devemos ter. * ' * * ,, r ,,.,.
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