Gymnasio Paes de Carvalho polnathéa commemorativa da sua fundação e inauguração 1841 - 1910
C{ nte, A. Cumt e coll ocou m pr1rne1ro Jogar a J1la!l1C1~1alic 1 1, na lumin osa escala hi era rchica do Saber. De fc1cto, os phe– nomenos mathematicos são o.., mais ge– raês : elles influencíam todos os ou tros, ao passo que não dependem de nenhum clell es. Após os phenomenos ·math ema– ticos, \'em os phenomenos Aslrono11úcos, un icamente influenciad os pelos precc– den s. D epois da A.sl r o110 1111á, seguem-se pela o rd em sempre de simplicidade de– crescente e complexid ade grauual, ns phenomenos physicos, ch1"núcas . biolo,5; icos, so– áo/ooicos e 111orac.c, «compl eta ndo a ma is sá- b . hia das classificações a té hoj e planeadas »: Não sendo o · phenomenos math e– ma ti cos nem muito simples nem muito compl: cados, o acatado pensador do se– e::ulo passado propoz {t ~fathematica o rio rn e de · L ovia P oúhz,a o u s impl es – mente L ot1·ca, que (;, segundo A. Cornte, o concurso, normal dos sentimento·, imagens e signae.-r para nos inspira r a, concepções que convêm á nossas nec~ ·. sidades moraes, intellectuaes e phys icas. Assim, tE'mos nós, em lige ira syn– these, explanado as duas classificações scientili cas mais i11,portantes : uma de– vida ao gcnio luminar de pencer, ou tra ao ainda mais ge ni al e sábio Augusto, Comte, -- « dous Sc'ies que hão de eter– namente :--cintillar na cú pola inlinita <la Sciencia ... ;, VALEj';TE LOBO
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0