PARÁ. Presidente da Província (1858-1859: Monoel de Frias e Vasconcellos. Falla dirigida a Assembléa Legislativa da Provincia do Pará na segunda sessão da XI legislatura: pelo Exmº. Sr. Tenente-coronel Manoel de Frias e Vasconcellos presidente da mesma Provincia em 1 de outubro de 1859. Pará: Typ. Commercial de A.J.R. Guimarães, 1859. 74 p.

8t 1 · De ~:6'1-9 alumno~, .. de: ambos t1s sexos; .forão -approvados definitiva.. merite 42, dQ que ·se segúe qul:l da-s 80 cadeiras de en,sino 38 forão·im- productivas. ~ _ .- . . Em relação ás ·despez_as que se faz com o. -p.essoal- -<la instrucção . , primaria, como ella sobe_á 40:670$0Q0 réis, ..cada _ um dos · 3,679 alum-– nos custa á Provincic). rs. i 1$05.4 annualmente. . Como pôrém ô . que. se quer não é o simples numero de freguen– tadores, mas si~ o resultado real, decisivo e final do ensino, e. tendo si• •· do: esse resultado · o numero de 42 de ambos- os sexos, ·custou cada um d'elles á Província r.éis 968$333. . . . . C_gmparando-se esta avultada cifra c9m ·a que se âe~pehdeo no Ly- cêo, nota-se uma grande differença. ' - ~ O Lycêo deo por approvados 59 alumnos, e sendo a despeza com elle feita de 13-:320$000 réis, ficou. cada um dos 59 -em réis 225$76!. . ff estes.. alga~ismo_s se conclue que a educação litteraria. no Lycêo é mais, vantajosa, não só . pelo numero; .más tambem pela modicidade da de$peza, -- - -- ,.. . . •. . · . 'Não lamento, Srs:, a · somma que se despende com a íofalida~e q_o alumnos;. lamento, sim, o pequeno"'.'proveito que d'ella se , colhe, · pois que- .dá 3,679 alurnnos · apenas se contão · approvados, e deixando as escolas -í2 ! ! _Tam mesquinh~ resultado não cpmpensa _os sacrifícios que , fa,z ª" Provmc1ry~ra ~sustentar as escolas. - · · · Factos d'esta ordem, · e· .de uma autenticidade tam -Íncontestave} co• . mo -desanimadôra; devém ter muito ,pezo perante .a Ass~mbléa Provin– cial, cuja illustração e pratriotismo invoco n'este momento, afim de que providencie no sentido de melhorar-se o est~do ~a instrucção p.rimariá. Apresentados estes- dados ácerca: do . estado dô · :ensino n·a provin– ~i.a; permitti-me, S~s., l}ue eu -~·e~ponha o meu pensamento sobr~ e~te o~- 3ecto ..__de 1am &,lto mteresse para todos os povos cultos, que asp1rão a to" car ao maior ponto de civilisação. ÜBSERVAÇÕE,S, Quanto ás materias do ensino. Começarei as observações pela organisação das escolas ' primarias~ Como sabeis, estas escolas são classificadas em 1. º e ;2. º gráo; ~ue nas do i.~ grâo se --ensinão 5 materias, e -nas. do 2,º gráo o dobro, isto é, iO, cmhprehendida n'este numero a leitura da Constituição e do Codigo ·Penal do Imperio_ E' minha opinião que n'estas ultimas escolas ha .materiâs_de mais e, por assim dizer, prematuras, as quaes ·podem prejudiGar ·o e_nsino das que são necessarias aos __ alumnos, na primeira phase de sua carreira intellectual. • · " ' Em geral é na idade de 6 á ~to annos que se ~começá a • frequen- tar as ·.,. escolas~ · · · , , .... • N'essa idade ainda verd'e .nenhum proveitó pode · o alumno colher do ensjn9 _ de éettas ·ma:terias 1 que exigem estudos. serios; -::e uma appli- - cação instinctiv de ambições, que êlle ainda . desc0nhece. ~- ..

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