A Estrela do Norte 1864
.<!l E~ '.l'RELl,,1. DO :NORTE, a.rm :. +ES♦ xP 4/i&♦ PiU!F &Mi 4hh ;v y; a Ai 1PM ... aa nhecerá nesta simples cantilena uma ver– O estylo della é severo, as melodias e a harmonisação appropriadas ao texto; o quando corpus morietur, é de um effeito que toca ao sublime. dadeira perola musical. Das innumeraveis composições do Stabat Mater cscriptas em musica medida ou fi– gurada citaremos ~ primeiro lugar a composição deste hymno por Pierlwigi da Palestrina, dedicada pelo immortal maes– tro e restaurador da musica sacra, ao Papa Gregorio XlY no anno de !590. O biographo dePalestrina, o Abbade Gittsep• pe Baini (Memorie storico-critic.'ie) diz desta obra o seguinte : -Se Pierluigi nada ti– vesse escripto senão este Stabat, esta uni• ca composição teria sido tão sufficiente para immortalísar o seu nome, como a Transfiguração o foi para o nome de Ra– No principio do nosso seculo appareceu um Stabat, que por varias e bem justos motivos merece a alta reputação de que gosa entre os conhecedores de musica sa- cra. O seu autor é Sigismundo Cavalhe-fro de Neukomm, que nasceu a Salzburgo em 1778 e passou os annos de 1810 á 1820 no Rio de Janeiro como compositor rcgio. Este Stabat é escripto para 8 vozes femini– nas sem accompanhamento. Tivemos occasião de ouvir executar esta obra em Montpellier no anno de i 81Hí dous dias de– pois do Stabat do l'ergolesi e nunc.a esque– ceremos esta hora do mais puro prazer. As vozes femininas de differentes diapa– sões, o polyphonia magistralmente desin– volvida, a diversidade de melodia domi– nada pela unidade a mais artística possí– vel, a verdadeira e casta elegancia na fór– ma, lembrava-nós os tempos do Raphael, do J\lichel Angelo onde cada pintura, cada estatua, emfim qualquer obra artitica não era outra cousa senãouma oração ferven– te do artista dirigida ao Altíssimo. É ver– dade que neste sentido o Stabat Mater de Neukomm infelizmente deve ser chama– do anachronismo. fael. Um Stabat Mater que fez épuca no XVII seculo tem por autor Emman1iele Astorga, filho de um Barão siciliano, que nasceu em Palermo em 16S0 e é conhecido na h istoria da litteratura musical por sua ·carreira artistica cheia de aventuras e por seu amor infeliz para a Duqueza de Parma, episodio, a que fórma um interes– sante parallelo a relação que existia (se– gundo algum autores mais poeticos d o que historicos) entre o Tasso e Leonora de Este, irmã do Duque Alfonso de Fer– rara. O ponto culminante deste Stabat é o verso: - O quam ti·i.stis, em fórma de um terzetto. Giovanni Battista Pergolesi, (nascido em .Jesi em i710, segundo outros em f707 , e falecido em Pozzuoli em 1736) discípul o dos grandes maestros, Gteco, D1irante e Peo, poucos dias antes de morrer escreveu um Stabat para <luas vozes femininas com accompanhamento de orgão, iJUe é uma das obras mais conhecidas da musica sa– cra italiana desse tempo. O elemento melodico suave, para não dizer molle, predomina nes ta composição; sentimen– to,; energicos, profundos faltam comple– tamente, e por isso este Stabit não nôs _parece merecer a alta reputagão de que gosa. o grande José Haydn (nasceu em i732 na aldeia de Rohrau, morreu em Vienna em f809) entre as suas numerosos compo– sições, pois escreveu 119 symphonias, 83 ' quartettos, 24 trios, i9 operas, 5 oratori• os, i 5 missas, 44 sonatas para o piano, i 6~ tocatas para o bary ton , tambem dotou Chegamos emfim ao Stabat de Rossini. Gioachimo Rossini, (nascido em Pesara na Romanha em f792) o compositor do Barbiere di Seviglia, e do Guilherme Tell, o compositor da restaumção, dessa época de f815 até f830 em que os povos, cançados das guerras e revoluções, cançados de conquistar e de ser conquistados, procu– ravamo dolce f arniente, os prazeres sensuaes da vida material, fez o seu Stabat Matei' na Hespanha, pouco mais ou menos no anno de i 840. O texto que o cys~e _de Pesara escolheu para a sua compos1çao, não é ctn tudo conforme ao romano como se vê do Inflammatus et accensus, que não existe no antiphonario romano, mas é provavelmente tirado de algum outro an– tiphonario. frDOLPIIO Josll KAULFUSS. ( Contimía. ) a htteratura musical com um Stabat para 4 vozes com accompanhamen to de quar- .'1 l91·ejo. 110 111.a.•nsil seg11uulo 11111 tetto e de orgão. Não sabemos cm que jo1•1ud ingtez. !\poca ela sua vida este maestro escreveu o seu S~ablf t, o c1ue é certo é, que o cle- 1!?-en to Joyial~ humorístico, que caracte- 1_1sa _quas1 touas __as composições do bom Jlapa llaydn cm vao se procura nesta obra. , - publica Do Taúlet, folha ingloza, qu~se b na Irlanda, traduzimos o sogu1!1,te_do se correspondente, no Rio de Janen °· (< com muito ruupcnho recommendo a
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