A Estrela do Norte 1864
. ,l 1::§'.l'.G~J,.2,A EU) ~on·.1·•:. m awa; txslb »► 'l&se ••«-• pido[as pesadas fortalezas ; o incendi o pre– cedia-o, uma torrente de sangue o seguia, e as cabeças dos vencidos entrelaçadas pelos cabellos, como repugnan te adorno, ·golpeavam os pei tos dos seus indomitos cavallos . Ali está Roma, o obj ecto da sua cobiça, noma, que como imperatriz des– tronada se encontra sosinha e sem defen– sores ; que assustada se occulta nos tem– plos e se acoberta com a sagrada vestidura do seu pontífice, ancião, sosinho e iner– me, porém cercado da magestade divina, se :i.presenta perante o barbaro , e o bar– baro pasmado vacilla, se detem e retro– ced e, Horna se salva e cahe aos pés do santo pontífice. ( Conti mía. ) ."l. 4!!1n1sa ,nas llnen-esia s. estes monstros. Que outra origem tive– ram todas estas torrentes de in iquidades, que tem feito gemer á tan to tempo tantas pessoas de virtudes, fazendo com as suas inundações estragos formidaveis na vinha do Senhor? E que outra origem tiveram todas estas raças de viboras? Luthero, enfastiado de viver no claus– tro, e ainda mais das obrigações do seu estado, nunca che.gária a tomar a resolu– ção de se fazer heresiarca, se não tivesse sido tão ambicioso, como dissoluto. No principio , ao que parece, não foi senão por espirito de emulação; a soberba, e ambição vieram logo reforçar es ta pai xão; a dissolução tinha precedido a uma e ou– tra, e Luthero, depois de ter escandalosa– mente casado com uma religiosa, a quem desordenadamente amava, estava em dis– posição de retractar seus erros e de se re– duzir ao seio da Igreja? De todas os effeitos das paixões, ne- Calvino não se separou della por outro nhum é mais violento, nem mais funesto motivo. Não lhe bastou um só beneficie. do que o espírito de erro, de scisma e de A licença dos seus costumes não lhe ins– partido: pira mais do que aborrecimento da st 1 a As paixões são a mãi das herezi3S. A religião ; e a sua soberba, faltando-lhe herezia, aquella besta feroz, que, segun- este freio, o arrasta logo ao preripicio . do a linguai;-em de 5. João no Apocalypse, Calvino não póde sofirer que lhe seja pra– tem pontas semelhantes as de cordeiro, e ferido um homem, o qual na sua opinião falia como dragão , não tevejamais outro é de merecimento mui to inferior ao seu. principio, e não se sustenta em outra A' sua malícia segue o ra:1cor. base. A paixão a faz sempre nascer, a Um dissoluto ambicioso nunca chega n paixão a nutre, e ella não sobrevi\'eu nun- irritar-se 5em desejos de vingança, e nun– ca a paixão. A soberba, a ambição, a in- case vinga com moderação. Os máos cos– veja, os amores lascivos, o interesse, a vin- turnos de Calvino o privam do seu bcne– gança, a aversão, são a ori gem de todas ficio, e o lançam nos mais horriveis ex– as seitas. Por mais que se disfarce a pai- tremos : elle se faz apos ta ta: a su a paixão xão, por mais que se encubram os moti- o faz chefe de partido ; condemna o ccli– vos , por mais que se lhe impute ou tra bato; a quaresma foi logo abolida. Tudo origem, a verdade é , que a paixão produz o qu e a religião tem de encommodo, e todas as herezias. Por mais (fUe se dissi- custoso aos sentidos, foi rejeitado. A am– mulem, não pódem desmentir o seu nas- bição e a di ssolução tem o lugar da revc– cimento, t0das tem o mesmo caracter. lação : eis aqui o espírito que preside ao Ellas não são todas da mesma cdade, po- nascimento da nova seita; e esta seita r ém nascem todas debai xo do mesmo as- acha parti darios. Quanto humilha isto troe no mesmo fundo. Tambem· entre si o juízo do homem 1 E' cousa pasmosa, que são semelhantes em muitas cousas. O as paixões tenham feito guerra á religião mesmo fim , o mesmo desígnio , os mes- com tanto progresso. E será menos pas– mo5 artificios, o espírito de entriga e do moso que pessoas, as quacs parecem ter rebellião, a obstinação, a hypocr:sia, a talento, e que se prezam de ter religião, desordbm do coração e do juízo são o na- ;i)~gam seitas que são sómrn te a obra das tural e o caracter de todos os hereges. paixões dos 1 omens, e que sómente se A.rio vivamen te resentido de se ver pre- conservam por estas paixões? 11 1 ferido por Santo Alexandre na cadeira pa- Para qu e imputar isto ás preocc upaçõcs triarchal de Alexandia, nega a divindade do nascimento e da educação? A ra~ão do Jesus Christo 1 e se rebella contra toda não é escrava, s!lnão cmquanto 5lomina a lgr_e,i a, e tudo isto para se fazer chefe do a paixão ; que scctari o ha, que nao rci;o– part1do. 1 nhecesse facilmente que elle a nd avu cm Nestorio, Eutiches, Pelagio, não tive- 1 máo estado, se não achasse O seu goS to ou ra{!l outra escola : um genio cnredador , 1 interesse no~ s~us erros? Nenhuma des– estimulado por alguma violen ta paixão ordem é mais mcuravel do que aquella e ani mado p-Olo interesso, faz apparecef I que agrada. Deixam-se difflcultosumente
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