A Estrela do Norte 1864

fiíMM! L&L ex-: 1 uc::;;ms-w outras para não alonp:ar dernai · e te opus– culo. Oxalá que ell faça reflectir o ini– migos uo Clero e da ordens religiosas, e lhes di sipe de um11 vez os inJustis imos preconceitos ! Quando rnmos a Yerdade arrancar taes sufüag'ios a eus mais en– carni çados inimigos, C.[liandõ vemos estes grandes escrip tores, elevando-se p la H– lustração do espirito e imparcialidade elo caracter a cima uas preYenções das soi tas para fazerem tão briillante justiça á or– dens religiosas, quando os Yemos in ve– jal-as ao Catholici mo, lamentando ao mesmo tempo que não tenha o protes– tan Lismo podido produzir dedicações tão heroicas, folgamos de esperar que esses Catholicos tão tri temente prevenidos, abrirão emfim os olhos, e estudando me– lhor a historia e apreciando em sua ver– dadeira luz' os factos, reconhecerão seu proprio~engano, e barmonisarão os seus sen timentos a tal respeito com os da Igre– ja Catholica apostolicn romana a que per– tencem, e a que juráram adherir como a primeira base do nos o edificio social. t Al'lTONIO, BISPO DO PARÁ. tos.n (:1) Otrecho é sobejamente decisivo e o historiador não suspeito obaseia em so– lidasprovas. Sim, para qu em escrutar at– :tento a-questão vital das origens, ficará fó– ra de toda a con tes lação, que a Religião Ca– tholica foi oprimeiro elemento ci vilisador deste solo americano e que essa naciona– li dade que tanto presamos e gne já tão hem assombrada e vigorosa se vai osten– tan-:lo no meio de todas as do novo mun– do, brotou ao sopro ü vificante do Catho– licismo. Pois bem I as cousas são essen– cialmente o que ellas são na sua origem ; a origem é que lhes dá a forma propria; a origem é r1ue assignala a lei de seu ulterior desenvolvimento e perfeição. A civilisação bra ileira é pois essencialmen– te catholica; Liral-a desta linha é desg-nr– ral-a; mais que isto, é destruil-a. Não se póde .fazer tal solução de continuidade na vida de um povo, sem assassinal-o moral, como historicamente. O que seria do Bra– sil se prevalecesse esso odio mesquinho i,ontra o Catholicismo e suas instituições? O que seria do Brasil se a impiedade racio– nalista tomasse corpo entre nós e assen– tasse o seu .domínio fatal em nossa le1,çis– lação, em nossa política, em nossa ecluca– ,ção, em nossos costumes? A que inevi- Paço Episcopalide Belem 30 de Maio de 186/t, ( Conlintía.) Dis eu1•so. taveis allysmos correríamos então por lngremes declives? Aimpiedade dissolve, não funda imperios; funda-os , fal-os cres– _.cer e prosperar a neligião. Pensam bem • nisto aquelles homens, aliás estimaveis por seus talento~, que julgam servir aos jnteresses mais caros d'l patria desacre– ditando o Clero e as mais veneraveis ins– PRONUNCIADO PELO PADRE ETIENNE , SUPERIOR GERAL DOS PADRES DA MISSÃO E DAS Ir.~IÃS DE CARIDADE, NA J!',AUGURAÇÃO DO ~IONU– ME "TO ERECTO NO LUGAR DO NASCIMENTO DE S. VICENTE DE PAULO, NO DIA 24 DE ABRIL DE i864. t ituições do Catholicismo? Não é minha intenção fazer a apologia das ordens religiosas. Uma pleiade de ,oradores e escrip tores distinclissimos, sa– bidos quasi todos das fileiras dos leigos, tem tomado a peito es ta causa e a tem verfeitamente defendido, na tribuna e na imprensa jornalisti:ia. Quando taes .combatentes fincam o pé na arena, os demais podem descansar, certos do tri– u mpho. As paginas seguintes são apenas uma erie de testimunhos insuspeitos de au– tores protestantes e inimigos da Cgrejlfc ,Acerca das excellencias da corporações religiosas e os ímmcnsos serviços por el– las prestados ás sciencias, ás lettras, ás .artes, á humanidade. Estas passagens que se acham quasi todas citadas no erudi– tissimo livro de Dmninghaus intitulado a Reforma eontrci ci Ref oi-ma, coordenei-as como me pareceu melhor ao fim a gue roe propuz, deixando á margem mmtas {}) Hisl. da Americ(l, T. rY liv. VIII p. 1l12-143. (Continuação.) II. s. Vicente de Paulo não é, fD:eus irmãos, um deses santos que Deus amma em sua Igreja como grandes homens formados na ,escola do mundo. Estes, semelhantes á meteóros espalham por momentos uma luz brilhante no horisonte, mas que Sfl apaga logo; a sua passagem sobre esta terra lança brilhantes clarões; os seus nomes retumbam em toda a parte ; seus altos feitos ou a riqueza da sua. intelli– gencia attrahem-lhes a es tima publica excitam mesmo a admiração e o enthu~ siasmo. _Porém esta gloria vai extinguir– se na noite elos tumulos. Uma inscripção sobre o marmore ou sobre o bronze re– cordará seu ves~igio, a s11a vida occupará uma hella pagma na historia. Mas em

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