A Estrela do Norte 1864

1'. ES'.1'11ELL1'. DO l\'ORTE. 199 sa quando um criado veio dizer que seu amo Li nha já recuperado os sen tidos e a pala 1 ra. Como foi agradav.el a surpre– sa do confessor quando, ao chegar ao pú do novo penitente, o acho11 penetrado dos sentimentos do mais vivo arrependi– mento , o!Terecendo a Deos sua vida, em espiação de seus peccados:- Aproveitan– do tão felizes disposições, confessou-o, e • admini strou-lhes os ultimos sacrnmen– tos. Como não soubesse a que devera at– tribu it' a sua conversüo interrogou-o. u Meu p;1e, lhe respóndeu elle, eu não posso attribuir es ta graça senão ao fa– vor de vossas ora~ões e das de minha virtuosa mãe. Quando estava pafa mor– rer , chamou-me, e fallando-me dos pe– rigos que ia orrer a minha mocidade, disse-me o seguinte : u Toda a minha consolação , meu filho, é que vos deixo sob a pro tecção da Virgem Santi 5sima; promcttci-me que haveis de rezar todos os dias a coróa. " Eu prometti-lh 'o e confesso que é o unico acto de Religião que faço ha pouco mais ou menos dez annos. Ao ouvir estas palavras o confessor re– conheceu a proLecção visível da San La Virgem, que se manifcston até ao ultimo suspiro do · doente, cuja morte foi das mais consoladoras. AONDE CONDliZ O PROTESTANTISMO? Que o principio fundamentar do pro– testantismo t_rue estabelece como r egra unica da fé a Iliblia ( in terpretada por ca– da um como bem íhe parece ) conduz em ultima nnalyse ao racionalismo, is o é, á negação de todos osdogmas revelados, ver– dade é es ta que não só se póde demonstrar a 1Jl"iori, mas que já pas ou de ha muito no domínio elos factos. Eis aqui um que prova á toda luz que os Bispos anglica– nos não crêem mais no sacramcnlo elo baptismo, nem na divindade de Jesus Cllristo. Em i847 nomeou o governo inglez cura de uma freguczia angli cana um socinia– no chamado Gorbam. Sabe-se que os so– oinianos são arianos modernos que, como o protestante Fausto socino, negam a di– vindade de Jesus Christo e a.necessidade dobaptismo. O Dispo anglicano de Exeter, em cuja, diocese se achava a parochia, re– cusou instituir cura o chamado Gorhan. e isso por causa de heresia manifesta, A~pell_a ~orham para um tribunal de pnmc1ra 11_1stancia, que se pronuncia em favor elo Btspo. Mas um tribunal supe– rior composto de ministros da rainha de– clara: iº cp~P o snpraclito Ri spo não tem nem ajurisdicção, nem a autoridade ne– ce. sari a para difinir qual é a dou trina da rgreja i:l.nglicrrna; 2° que a dou trina do Gorham sobre o baptismo não é contra– ria á dou trina da Igreja anglicana. Esta declaração qnc patentêa a contradi ção o a apostasia do Episcopado anglicano, foi redigida, dizem, pelo Arcebispo anglica– no ele Cantuaria. O Exeter protestou con– tra, mas foi corn;l.emnado por um terceiro tribunal secular, e acabou vergonhosa– mente par assignar a nomeação do here– ge Gorham, que foi instituido cura por um funcionaria civll. Viva a refórma ! MANSIDÃO DIGNA DE l ~IITAR-SE. Um amigo de s. Francisco de Salles lhe perguntou um dia como é que elle tinha podido, sem r0mper o silencio, ouvir as injurias que um joven fidal!ío irado lho tinha dieta : - Eis aq.ui , respondeu elle; nós fize– mos um pacto inviolavel, cu e a minha ling-ua, e convencionámos que, em quan– to o coração estivesse no calor da ira a língua não dissesse palavra ; e 11ue logo que elle não sentisse mais sernelhan te mo- - vimento então.diccsse ella tuclo o que qui– zesse. n O sancto ajunctau: 11 Em pou<'as horas este moço se arrependerá do que me disse e me pedirá perdão; se elle não m'o pedir, irei Jh"o pedir eu mesmo e de todo o meu coração. n o i'ERDAO. Perdoa, não sete vezes, disse o Salva– dor, mais setenta vezes sete, isto é, som limites. As vingança<; são delírios indig– nos. O rancor, é um mixto ele orgnlho , e de baixeza. Perdoando um insulto re– cebido, póde ,trocar-se um inimig·o em amigo, e um perverso em h omem res Li– tuido a nobres sentimentos. Oh! quanto é formoso e consolador es te triumpho ! cruanto supera em grandesa todas as hor– ríveis victorias da vingança l r: se um olfensor p;ir ti perdoado fosso irr'úconciliavel, p vivesse e morresse in– sultando-te, qu~ terias tu perdido cm ser– bom? Não terias por ventura adquirido a maior das alegrias, a de te con ehar magnanimo? pILVIO PELLICO. .. Plll!Al■IIO LXXV, Theodoreto e outros interpretes enten– dem que neste Psalmo tcYe o p1·opheta cm

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