A Estrela do Norte 1864

1as .-1. ES'.1'.llELL.il. DO NOltTE. Olinda um longo officio, que muito dese– jaríamos conhe_cer . É necessal'io ignorar o a-b-c do direito canonico para nilo saber que o r egula– mento e adminisLracçiio dos seminarios cpiscopacs pertencem aos prelados dsa dioceses. Jlecte igitur atquc sapicnter majores nos/ri ab antiquissimis usque temporibus Epicopa /ia Semincwfo inslituencla wrarunt, in quióus sub .Episcopi bum et gnliematione eclucctl'entur etc. ( 1. DEVOTI ). Já no concilio do Nicca se tracton desse mente : cc A. honra ou injuria que se faz ao llispo, faz-se a Christo, cujas, vezes faz. » A ultima conclusão des te artigo, escre– vendo em Por tugal a respei to do Brazil, é que ,e entre cá e lá más fadas h a. i, i\lARQUEZ DE LAVRADIO. (Da Nação. ) A.eU ~esiio <lo ~lero, ponto. Veja-se o que diz S. Agostinho cm Exm. e ncvm. Snr. - A. Memol'ia que V. um dos s us sermões; e não menos os Exc. enclere~ou a Sua lllagestacle o Impe– concilios de Toledo II e 1v. J\las sobre tudo rador em 28 ele Julho ultimo, cauzou-mo lêa-se com atlenção o capi tulo xvm ela summo prazer; nilo só pela sabedoria e sess. ·xxm do concilio de Trento, que se zelo que a caractcri sam, como pela fran– intitula : Formei erigencli seminct1·iwn ele- queza e lealdade com que V. Exc. clesen– ricornm, que começa : Cwn ado lescentiwn volveu as proposições nclla contidas. E retas. Diz Morone no seu cliccionarío de tendo visto a maneira honrosa com que erudição ecclcsias lica a este respeito : o r cspeilaYel Cabid o da Sé, congregarão « O concilio de Trento para fazer uma dos lentes do serr,inario do Pará e mais « dislincrão elas universidades, i nstitui- algum Revds. Sacerdo tes dirigiram á V. " das para formar homens d'Estaclo, e Exc. votos de gratidão , seria por corto « aptos para o governo civil, instituiu digno ele censura se tambcm não ousasse « seminarios para que alii se formassem elevai· aos pés de V. Exc. nevh1a. minha « mini tros capazes do culto divino, e por clcbil voz , afim de rpanifestar-lh e es te « isso com summa habilidade prescreveu meu voto de sentimento cordeal. « a qualid ade de estudos, com que quiz Dip:nr-se, pois, V. Exc. acolhei· benigna– " que se formassem o- jovens, e ordenou mente es ta minha ingenua confissão, na " qnc nas escolas annexas ao seminario cer teza de que dirijo ao Céo a siduos vo– " n ão se explicassem senão as ma terias tos para que sobrevenham á Igreja bra– ,c determinadas pelo bispo. » ziloira tempos mais felizes e raiem para Em vista do que fi ca- expos to, já se vê o nosso pobre clero dias mais cspcran– qne quando a auctori dade lnical quer .,çosos. ingerir-se nas attribuições dos bispos Deos guarde á V. Exc. Revma. - Resi– commettc uma intrusão, uma usurparão. clcncia l'arochial da Villa de Maués, em Quando é que Jesus Christo disse aos mo- i5 de Dezembro de 1863. - Exm. e Revm. narcl.las, cl'Ocete? Pois se l'ho não disse a Snr. D. Antonio de Macedo Costa, digno clles, disse-o aos A.postolos ( S. Math. xxvm Bispo des ta Diocese. - O Paclro Joaquim 19 ). Deveriam aprender por uma vez os Gomes Freire da Silva. governos civis que não lhes per tence o governo ela Igrej a, e que h ão de dar con- tas e treili simas destas conLinuas u sur- O S1•, Denn.1t,ulo Pe•h •o Luiz e o s paçõcs. Bem ulil lhes seria se es tudassem i nstitutos 1.•eligio s o s . esta matcria com um pouco ele cuidado. J)izSanto [gnncio na Epist. vr : que os vrin– cive e ainda o mesmo Ce::;ar devem obedecer (Continuação.) ao bispo. nefere S. Clemente que S. Pedro Como I queriam que a sociedade reli– ordenava que todos os Pr,lncipes, e o~ giosa de S. Vicente de Paulo, a qual tem outros homens obedecesso'th e abaixas- por fim a oração commum e a pratica ele sem a cabeça aos Bispos ( Ep. 1. ad. rac. obras de caridade, recebesse em seu seio fratrcm Domini - C. Omnes de major. et membros das communhões separadas da obcd. ). - O Imp_erador C~n tantino, ~n- Ilfreja Romana ! . Com _toda a razão cleci– trando onde os Bispos s_e_tmha~ rcumdo clm-se o _co_n tran o, e ml-os agora di zendo para celebrarem o conc1ho de ~coa, ficou aos Brasile1ros, que aquclla sociedade r e– em pó 110 meio da asscroblé<1;, nao se qu~- cel?e_u o cu nho selvagem ela thcoria Je- r cndo sen tar em qull;nlo osp 1spos ~10 nao smtic~ ! , . deram signal para isso. E quem ign?ra E na? havera d1ITcrença profunda entre 0 facto de Theodosio com S. Ambrozw? cathoh cos e Protestantes? A Religião co ncluímo<; com O que dizia o Papa S. Clc- pu ra ele Jesus Christo, ensinada pelo seu •

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