Estrela do Norte 1865

n:::nr:::ansee.. mzr:w:a Então a esposa do conde poz o marid0 ás costas, e saio carregada com aquelle precioso peso. As mulheres da cidade imi– taram o exemplo, levando os marido , ou os filhos . Vendo isto o Imperador, enter– neceu-se, e cedendo a admiração deste procedimento, disse, que perdoava aos Lo– roens por amor das mulheres. Perdôou ao conde de Wurtemberg, e restituiu-llie a posse da cidade. COMPUNCÇAO E FORTALEZA. /riosa que podesse ensinar-lhe a humilda– de e o temor de Deos. OBispo fez esco– llla de uma donzella virtuosa. e humil– de, que recommendou a lla na.quclle pro– posito. Depoi de algum tempo pergun– tou -lhe como se dava com a companheira que lhe tinha enviado? E' boa, di se ella, mas não serve de grande proveito á mi– nha alma, porque é tão exces ivamente humilde, que me deixa fazer o que me agrada e nunca me contradiz. Em vista d'isto o Bispo enviou-llie outra mulher de disposição mais dura e 11ertinaz, que não faltou de dar á boa senhora occa– siões frequentes de P.xercer a sua pacicn– cia, tratando-a com humor aspero e lín– gua desregrada, contradições e reprehen– sões perpetuas. Passado algum tempo o Bispo de novo desejou saber como se da– va com esta outra companheira? Res– pondeu que tinha razões de estar conten-– te com ella, porque fazia á sua alma um serviço essencial, ensinando-lhe a paci– encia, a mansià'ão, e humildade, as quaes melhor se apprende na escola das censu– ras e contradições. Certo comediante de Tarso na Cilicia, chamado Babylas, que vivia urna vida depravada, e tinha duas concuhinas, uma de nome Cometa, e a outra Nicosa, ou– vindo um dia na Igreja aquellas pala– vras do Evangelho, -Fazei penitencia. por– que está proximo o reino dos céos, (Math. 3.) foi subitamente tocado de tão extraordi– naria compunção dos seus peccados, que r esolveu-se alh mesmo deixar intcil'a– menLe o mundo, e a empregar o restante dos seus dias na devoção e na penitencia. Esta reso_lução, logo que voltou á casa, commumcou ás duas mulheres dizen– do-lhes que podiam, se eiuizesse~ divi– dir entre ellas todos os seus bens; porém que de sua parte, estava resolvido a pen– sar na salvação de sua alma renuncian– do o mundo d'esde aquelle 'mesmo ins– tante. Ambas mui commovidas com es– tas palavras, disseram-lhe á uma voz, ~errama1:do muit_as lagrimas, que eomo tmham sido associadas á elle em sua vida peccadora, fazendo-lhe companhia em quanto andava pela estrada lar"'a da per– dição, assim estavam ella:, ta~bem de– terminadas a acompanhal-o em sua con– versão á Deos, e entrar com elle no ca– mi.nho. estreito da vida eterna ; porque pois, disseram ellas, escolhereis para vós a parte melhor, e nos deixaes no desam– paro? Depois disto Babylas foi encerrar– se em uma ~as torres pertencentes as mu– ralhas da cidade, e as duas mulheres ten– do vendido todos os seu s bens e dado aos pobres ~ preço d'elles, fizer:i.m tam– bem para si_ uma cena nas visinhanças, ()nd~ se dedicaram á uma vida reclusa e pemtcnte. COMO SE Al'RENDE A. HUMILDADE. l\efere um dos an_ti_~·os padres que cer– ~~ ~enhora de condiçao nobre, depois de visitar os ~ netos logares e cumprir ou– ~ras devoçoC's em Jerusalem desceu á ce– s~réa J?ª ra fi xar naqnella cidade a sua re– s1dcncrn.. Alli supplicou ao Hispo de dar– lhe por companhia alguma mulher reli- ( Da Estrellci do Siil. ) .<1..111toris111os, 11e11sm1nentos e 1•e– Oexões ••eligiosas. POR UM PADRE DE MINAS. -Ta1erito semjuizo é corno ,jardim sem fructos. - Ao accaso ainda não dedicaram-se templos, nem altares, nem sacerdotes e nem victimas-. - Os vermes da melancolia acham pin– gue pastagem nos corações dominados da cobiça e da ambição. - Quando a imaginação pergunta pelo accaso nada responde o coração. - Concordam na raridade, no valor e na solidez a amisade e o diamante. - A morte do accaso procede da difini– ção do seu nasciment::i. - A espada na guerra golpêa corpos : a língua do detractor golpêa honras alheias. - Omaior monstro na ordem r eligiosa seria um sacerdote incredulo e atheista . - A vida do christão deve ser um tras– lado ilel do Evangelho, e seu coração um sacrario da Divindade. Typ. da ESTRELLA DO NORTE. . .

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