Estrela do Norte 1865
r varrer a pedra do lar. » Eis o desti no da– queUa, que o Senhor deu ao hornom pa– ra sua companheira, parn conso lal-o nas hora de angustia, para ama i-o, e para ser metade de ua exi tencia ! Eis a triste mulher sentada ao lado do escravo, e até venal como ol le l todos sabem que o ln– dou tratava a un ião do sua filha sem que ella ti vcsse conheci men to de tal cousa ; todos sabem que, se a paga não era logo dada o pai ia buscar sua filha , lá mes– mo no leito nupcial, para vendei-a a ou– tro; todos sabem que o lndou mercade– java seu sangue; vendia-o como ~ma macbina de geração, como um obJecto qualquer! Eis a importancia da mulher! Ainda mais. s eu marido podia, a seu livre arbitrio, desprPzal-a, e r~pudial-a, impingindo-lhe castigos , conaemoal-ai e ató entrcgal-a aos cães. Abom inave arbitrariedade! Barbara ignorancia, que assim desconheci as o valor do sexo que te dava o ser, o merito da mulher que te trou xera no seio, que to gui ~ra pela s~n– da ela , 1 ida, quand o ainda nao conhecws os a talhos, perigos e abices! E por fim, essa mesma triste mulher que tinha sido vilipendiada por sou '?ª– rido, se este morria, tinha a restncta obrigação de acompanhar o tyranno até na morte 1 Eu vos convido ó sectarios do igno – rantismo, a lemb;ar essa scena borrivol , hypocrita, antimoral e repugnant~ ! Vin– de vêr a. infeliz subir a uma fogueira para seguir no tumulo áquello que a tratou . qual escrava em vida I Vinde contemplar esse suicidio barbaro e estranho; essa sociedade ordenando a execução de um attent.ado contra Doos, e contra todo o raciocínio l E dizei-me, qu e a civllisação tem tras ido a co rrupção, e rnlo distrnido os p_reconceitos consolidados pela igno– rancia 1 Infeliz sociedade, e mais infeliz ainda a mulher de taes tempos 1 m. Athenas, esse berço de luzes, teve ta~– bem seo dia. o genio do progresso depois de ter passado pela lnd ia, Egypto , Persia e Pbenicia, lá assentou a sua morada; mas a companboirll do homem ass istia muda a todo o ad iantamen to, e não mais feliz; ou se alguma restea .de fra~a luz br ilhou para sua sorte_, a tyranma do homem sempre predommou, e ella tres– parece nestas palavras : "L6mb~a-te mu– lher, que a sombra é t~u des tmo; tua yi da pPrtence ao esqnec1mP. nto. n Eis o quanto avançou a mulher do Atheniensc sobre a do Indou. • Não é mais um Sdcrlficio, um HVor irracionalbcomo a des ta; mas · uma pri– são, é a o scuridade; e o que .-al a li– berdade do corpo quando a alma 1"Cme sol) os gr ilhões do despoli mo? Do que serve a vida sem o que dá a vida? O vi– ver sem luz, em conhecimento? E' ter intelligcncia, e nüo tel-a · é um supplicio de TanLalo ; ó ouvir o mund o passar per to de si eh io de h:irmon ias, de venturas e de gozos, e sentir uma mão de ferro que lho fecha as palpobras 1 E' o homem querendo con trafazcr a lei de Deos; é um ahsurdo ! E' o homem querendo em seu cadinho de iguorancia, reduzir a intelligencia n ~entidos, a alma á mnteria ; é o impo. sivel ! Esse es tado cedo ou tardo tinha de aca- bar 1 · Mas nem só fallemos da ignorancia a que a infeliz mu lher era votada. Em eu leito, em seu proprio leito nupcial, era ella o mais desditoso dos srre ; ah i ella tinha um espo o e nfio o ti nha ; era ca– sada e vivia na viuvez, porque o casa– mento não é a união de dous corpos em um tão sómonte ; é tambem a uni ão de duas almas em uma unica I E a mulher não tinha essa fel icidade; a pessoa a quem o .Atheniense menos dirigia a palavra, era sua esposa. E' só mais tarde que alp-u em virá en– sinar esse matrimonio; é só mais tarde que o christiani smo virá restituir a ven– tura á filha da pecca dora de Eden. ~ias convém notar que .iá um passo se linha dado no andar dos tempos. A po– lygamia fôra banida; j á não existia essa chaga no corpo da sociedade grega, cha– ga asquerosa por corto! A mulher foi unica em seu lar; ad ian– tou pois argum caminho. !\las era ainda escrava 1 ( eontimía. ) Va1•iedade~. O_ve~er~v~l abbade do Epée, fundador da mstitmçao dos surdos-mudos tinha quasi i 4,000francos de redito. Elle ~ustcn– tava a escóla ft sua custa, e por isso não gastando com sigo mais de 2,000 fran cos guardava o resto para o patrimonio d~ seus alumnos. Durante o rigoroso in ver– no de 1788, estando então em idade avan– çada o ferido de muitas enfermidades, elle recusou por algum tempo receber o calor do fogo.· A áia soube d'isto, e na fronte de quarenta surdos-mudos, que to-
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