Estrela do Norte 1865

/J Dontiugo A.uno UI D tl e J"ullao A ESTRELLA DO NORTE. SOB o s AUSPICIOS nB s . BXC. ílEV&IA, o s n. D. ANTONIO DE MACEDO COSTA, BISPO DO PARÁ. Vcnitc et ambulcmus in lumine Domini. I SAI. li. 5. u::.azs.u-. #iiMd#PMi • A. L!f•ea•clade Relis-Jio~n, segunclo I resultado da organisaçõo do bico e tin– o ,.. Dr, _A.. J. ele Jll:11 ~e•l.o Sm~- 1 gua, e tc., n~ais pe!feita no papagayo, em :a , 1uny1sQ.rad.o iu·n~ile1ro. j ordem a art1culaçao dos sons, do que nos outros p:i.ssaros ... Assim tambem se os I moluscos não se movem e sustentam do PRELifüNAR}:S. ( Continuação. ) mesmo modo que os outros animaes isto provém de ser a organisação dos mblus– coc; menos IJerfeita que a dos outros ani– maes. Daqui se segue que entre o homem e os Attenção, espiritos apoucados I brutos outra differen ra não ha senão a « O homem aspira ao infinito. Egm·smo, or- de uma organi sação mais perfeita no ho– gulho. corvaclüt, s!'jet o que fôr essa aspira- roem, menos perfeita nos brutos. Porque çao é um resttltaclo incontestavel cl..i oraanisa- a religião (ainda considerada como uma çao elo homem maisper(eito elo que ade qual- simples aspiração ao infinito) éa cousa quer outro anjmal. Essa necessiclade essa ten- mais nobre e elevada que ha no homem, clencia fatal, essa aspfraçao ( resultante de e por consequencia deve ser effei to da fa– uma organisaç;1o ma is perfeita que a dos cu Idade mais nobre e elevada que ha no animaes ) é osentimento religioso ; a exp1'es- mesmo homem . Ora, segundo o Dr. Ma– sao des te sentimento e o q11e se chama Reli- cedo Soares, essa fac11ldade é a organisa– giao. n ção do homem cm quanto mais perfeita Logo eis aqui o qu e aprendemos : A ne- que a dos ou tros animaos. Logo a superio– ligião ó um res ultado necessario da orga- ridade do homum consiste cm uma orga– n isação do homem, porque a organisctção nisação mais perfeita. do homem é mais perfeita que a dos ou- Profundidad e de mel.apltysica ! tros animaes . . . u Fóra da sociecl11de, do commef"C1·o activo dos l\lotaphysica profunda I homens, nClo ha direito . Oclireilo e objectivo. ,1 Se a organisação do macaco, que é tão ( Pag. 18. ) semelhante á do homem, fosse um pau- Profundo I O barbara que vive só não quinha mais pe~·fcita, o maca~o _aspiraria tem direitos ! ... Em a,iunctando-se com ao infini to , e sena um ente rel!gwsocomo os outros homens, logo eis ahi que elle tem 0 homem 1• • • Quem sabe? póde ser que direitos . .. Se o Sr. Dr. Soares tivesse di– se, cm lagar de ser quad 1 rumano, fo~se lJi- cto que o homem fóra do commercio dos 1 iecte e bimano como o 10mem . sena _um outros homens mio tem occasiao de exercer ente religioso . . . n ão . .. tah'ez se.1a a alguns direitos, nós, esr,iritos apo.ucados cauda que lhe obste aspirar ao infinito e p~deri amo_s c_omprch endcr; mas que e11~ ter uma r eli gião sem differença alguma nao tem d1rcito I Por faYor, Sr. Doutbr, da cios mustrados livres-pensadores mo- mas como e donde surge e se direito no dernos .. . Não sabemos l.J em o ponto de homem quando elle se 11,iunctu com os o\i– perfeição oreanica necessario para pro- tros hon::iens ? Fôra o mesmo que diz r <luzir a ncli gião, mas podemos. ~~scnt~r qu e o ~mmal e11:1 quanto n ão _tem que c _ de plano que certamente a Hellgiao nao mor nao tem a faculclúde physica de comer . ó mais qu e o resultado d(I, organisaçiío elo mas apenas acha 9u~ comer, logo tem es ', homem, mais pel'feitaqne a ele todos osoutro6 fa culdade. Escusai, 11lu Lado Sr. Doutor, (lnimoes : assim corno, por exemplo, a ar- o apou cado do nosso espirita . ós j ulg-a..; ticu lação das palavras polo papagayo. é · vamo que o harbaro, sondo um lwmcm "

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0