Estrela do Norte 1865

_. ESTRELl,A DO NOUTF.. 199 posa rrn e toma maligno e cau tel1oso ; emfim lia poucas variedudos bestiaes que se não tem descoberto na embriaguez. E' um ser multiplo no qual se acham os nu– merosos objectos d'nma gr:rnde collecção. Porém o q11 e tem ella de peor , não é ser besta de tantas maneirn , mas sim o ser besla sem in. ti ncto. ATgreja, sem estejuramento, recusa-se absolutamente aos casamentos mixtos. Todas as vezes que Yirdes filhos oriun– dos de um matrimonio mixto educados no protestantismo, podeis ficar certos que são fru ctos de um perj uro. Quand o todas as condições reqnez·idas pura estas lastimo as uniões e ta·m preen– chidas, e o molrimonio foi con lrahido em presença do pudre, dern saber-se que é prohibido aos ratholicos ir appresentar– se, como algumas vezes se pratica, ao pas tor protestante. Vós temeis de lhe nssim ilhn r, de rnsu vil– trar, por seu exemplo, uhaixo dos bru– tos, seguí o regimen in teirament e hy– gienico e moral prescrip to nrstes outros dous proverbias: Não lJeb:ts sem ter sedo e põe semp re agua no teu \'Í nho. rsto é : con tenta-te de satisfazer as luas necess i– dades reaes em lugar de crcar facticios, e modera os accessos de tuas paixões cm lugar de os irritar; porque é assim que obterás a saude do corpo e d'alma, dua s cou sas d'urn preço ines timavel e que Deos Isto seria communicar com os hereges in sacris, isto é nus cousas saoctas, e fa– zer uma culposa concessão á l1eresia. Uma rnz que fo sti·s casado na Jgreja ca– tholica, que ides bu scar ao templo protcs– Lan te? Corto, que não é o ma trimonio, vi sto que já o contrahistes; se id es ao templo p:ua ouvir lêr algumas passagens da Bi– blia r elativas aos deveres dos esposos, não vale a pena commetter um peccado de es– candalo para isso, porque as podeis lêr em vossa cusa. fez para ser em unidas. Trad. CASAMENTOS l\lIXTOS. Chama-se Casamentos mixtos a união de um cuthollco com uma protes tante, ou de um protestante com uma catholica. E' sabido que os protestan tes não olham o matrimonio como sacramento, e se os senhores pastores teem conservado o uso de convidarem os es1Josos para o templo, é porque esta ceremonia, a não ser isso inutil, lhecostumarender bom dinheiro. A Igreja sempre ve com dôr esta espe– cie de casamentos. Elles attestam de ordinario uma gran– de indiflcrença cm ma teria de religião, e teem frequentemente por conseq uencia a educação hcrctica dos filhos que delles E' o enfraquecimento da fé que traz os casamentos mixtos. Para que o christão de5ça a tal abatimento religioso, é mister que tenha perdido o sentimento du digni– dade cutholica. nascem. Pela minha parte confesso qu e não com- prehendo um christão, um calholico tão pou co zeloso das cousas divinas, que haja de c5colllcr uma nrnlher heretica para companheira de toda sua a vida, para mãe de seus filhos, para directora do seu interi or. A Igr eja mostra por todos os meios pos– síveis. quanto lbe re1rngna esta cas ta de uniões. EJ1a não só deixa de circnmd~r da ma- gestade usual das pompas nupciaes, mas até prohibe expressamen te a sens padres o tornarem neUas outra part,H1ue _n ao srJa a de simples testemunhas ; é por isso que rstes matrimonios se contráhom fóra da Igr eja, na sachristia, sem benção nem oração alguma, cr:n presença do padre unicamente revestido com a toga ou so– taina sem sobrepclli z e sem estola. O matrimonio é um grand0 sacramen– to, do qual commumcnte dependem a salvação do esposo e da esposa. Ai daquelles que o não contrahem se– g undo Dco , e preferem ã sua fé arranjos de familia e de fortuna, ou caprichos de sentimentos. (Extr .) Chroniea ReUgiorm. E ainda assim é nccessari o que os dous futuros conjuges, tanto a pnr~c h ere ti ca como a p/ll'te catholica, se obriguem pre– viamente, debaixo de juramento, a ed u– car na religião catholica todos os filhos que provenham de tal camento, tanto me– ninas como meninos. o anniversario da volta do Santo Padro de Gac ta e de sua milag rosa preservação no desast'.e d~ Santa Jgnez cx ti-a-muros, i2 de Abril, nao poude ser fes tejado n'es– se di a, por callir na semana santa mas transferido para t fJ do mez passadb foi para os romanos occasião de darem' um novo e explendido testemunho de alfcição á pessoa do Papa .e ao Poder Pon tificio . A festa desse dia pela sua variedade extenção 0 mag-nificencia encheu de es~ pauto e de admiração aos numerosos es– trangeiros, mais de oitenta mil que se achavam na cidade eter na. '

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