Cartographia escolar: para uso nas escolas primárias

• , 34 CARTOGRAPHTA E SCOLAR As Unba.· ,-erticac seri'í o os 111eridia11os e a: horizontae: os ci rc ul os parallelos. Depois apa11har ei: simple::i111cntc os conto rnos como nas li g· uras ela squenla e irei · applicanclo no pt:tpcl, trac;o a t ra c;o elo ori g in.al , attcuclcnclo sempre aos t1uad ros cm qu ·e ac harem. Fig. ü4. e (jl, A_ :·e ac:lrnrd es diffic ulclaclc 111 desenhar os con to rno: '111 11uaclro.- "Tmiclc: podereis cli,-iclir ai nda <.;ada um elo. qu adrados m o numcrn de qu::iclrndriuhos r ,1atir os. ú y ontade, tanto no origin a l como no I cLpc l ou no q uaclrn I reto, o que YOS faeili - tariL muito. .Fig. úf) . Para maior fa ·ilicladc no itpa nhamento das linhas pocl r ei · nin la trn c;a r din go1wc.- aos pcLtuenos t1uadrados o Lllle scr.:L de mni to alc- ance pn1·n ])cm <.:opia rcl •s vossns car ta.. .Fig. fj,'J. O \·osso segun lo exereicio ser ão as ear tas da lircita. 11 1ai s compl •tas ' ,11LtW - r e llaclc1 ·. 11Rs 11u,tes pro<.:cder i: do mesmo modo que na : prirneirns. F ig . (ifj e (i.j · ' . ~e qu izcrdes. 1 orem, fazer a ,o sa c·c11·t.:1 :2 :\, .J., :,. (j_ et<.:. Yeí':c · maior qu e o origi11al. t ira i. corno no primeiro caso, a · l crpc11dic. 11la rcs e cm vcí': de 111c1reard es distauc·i as iµ;uaes ao lado dos quadrados elo orig ina l tomare is com o co111pH:so unrn cli::; ta11 e ia :2 . ::. -:1:. ?\ (j, te. v ze.- ma ior que ,L primcirn. isto 6 ~, :\, -1-. :i. (j , etc. \·ez s mai or que o lado do Lluaclrado do ori ginal e tirac pa r nllcla s ús pcrpc11clicu larc · po r es:scs po11 tos. Det oi: dese nharei · os ·ontornos, rios etc., ou simplesmente os <.;0 11ton1 os como no primeiro c-aso. ~\. c: aln <la YO a earta varian'.t seg un do o c rcsdmcnto que ckrcle: ao Jad o do quadrado. P or •xc' 1n plo. 11<L <.:arta do Es tado de Pa rú , n e ·e .. tl a é· cl C' 1: 10.00().000 (lt•-sc : um pal'il dez mil hões) se 11niz rele.- faze r duas Yczc.- mai or <lUe O or igiiial , il \·oss,i esu 1la scrú dC' l: i'>.000.000 (um panL d 11 ·o milhõc.') porque te re is dC' di\'idi r 10.000.000 _ ,, 0 - a .-. ,1111 nRs c cma 1s enr tas. 1)0 1.' "! (' o \Lll üt'l· c11tc \' 0,"' clat·c-'• f).000.000,· e . 1 . A 1·egra podanto é: e Pnra faí': c t· 1mm earta :! , :1, -1-, f,. 15. etc . VCí':Cs maior qu e O ori g·inal, di\'idc-sc o cl <' no1ni11ador clH e~vala 1cl o orj gina lJ [ or 2, :L 4. ~) . n. C't('.q isto <\ pe lo 11 u1ncro c•st· olliido <' o <Lu od 11tc da rú a e: ·ala a ugmcu ti-Ldn. ;-;e, ao l'O lltl'ill'ÍO q11b1crclt'. f,lí': C' l' lllllH ea r tn 2. ;\, +: ;), (i ctt:. \ ' ('í';CS lllCll OI' q 1 1e n or ig- i11 a l, m1ll tiplica -s<' o 1lenomin ..tdor ela sc·a la 1origiiial ) po r :!, :;, -1-. i\ n. etc .. isto e'• pC' lo nume ro pre fe rido. e o produc-to cfar!1 n cs •a la dirnínuida.

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