Cartographia escolar: para uso nas escolas primárias
26 CARTOGRAPHJA ESCOLAR Tome- - C qua1L1uer ponto da r cta A B, e délle como e- ntro d :creva- ' uma semi-cir •urnfcrencin á qual A B será diametro ; dos extr 111 0 clé. te mar quem-~c'. :2 distancias ig'LtM · Áf e Bg. Una- f com g que ter emos a p:wa.llcla pecl ida . Pig . :ií . 6º De um pouto fóra de uma r e ta tirar uma parallela. a m srna. • Seja o ponto fóra. do recta A B. De C como centr o dcscr va- e um nr t.o que passe pelo I onto H da r ecta dada; e de B com 11111 rai o igual a di. ta nci a A C de. creva-se outro arco que determinará com o primeiro o p nto D. A r e !-,1 D -será a para.nela pedida . Fig. 58. 7° Traçar 2 parallelas equiilistantes a uma r ec ta dada . Do ponto C, m io da recta A B descr va-se uma circumfer n •i a cujo diametro . erá porta nto A H. Dos extr emos do dia rnetr o, com gualqucr rafo, d scrcya m-sc dua~· outras ·ircuni fer encias que d terminarão com a prinl't'il'a os pontos D, E . F, G-. Unido D com E e F com G teremo, as par allela . Pig. 59.
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