Cartographia escolar: para uso nas escolas primárias

• 24 CARTOGRAPHIA ESCOLAR di tancia \ B; e de A e B como centro l ·creva-se i a r cos que cor tar ão as per– pendicula r e ' nos pontos C e D. Uninclo-: e C com D_ ter emos o quadrado . Fiy . 5 1· 3° Con truir um quad ra,do s ndo lachL uma elas di,Lgonaes. ,-'ej a A a diagona.l. Tirem- ·e :d r ectas indefi nida, e p r penclic ularcs e 11 tr . i. Do ponto de inter secção déllas· ma rque- e para um e outro la.elo ela: mesma.' (com o ·ompasso) uma di ta ncia ig ual a m tade dcL d iagona l. Conhecido po r ta,n to os ponto, D E F G una- •e-os entre si por meio ele linha · r ecta s, q ue te r mo· o q u..Lcl r aelo ' ' ' ' pedido. Fig. 51. IX. EXERCICI O ' "OBRE PERP l~NDI UL.\ RJ,:.' E P . RALLELAS. l º Levanta.r uma pe rpendic ula r no meio ele uma r ecta . Do ponto · A e B como centro dc:·cr e v,Lm- a cima e a ba ixo <la rcc-tn clmla dous a rcos ela cir c umfc r ·nc ia, cu,i o ra io soj a, ma ior qu a me tade ela mc: m:.L linha ; un a -se por mcío el e u1mL r eda os pontos el e inter . ecção dé. s s a r cos. A r ccta C E ser á a per pendic ula r ped ida. Fi!J. 53. -2• De termin ado um ponto (tualquer cm uma recta lev an tar uma pe r peu clic ular á meSlfüL. Sej a E o po n to. cleternlinaclo n a r c ta A B. Do po nto E tom •m-sc 2 clbt~ncia . iguaes E F e E U; c:om o mio F G clescr e va-s de F , (l 2 ·a r cos d d r c: nlo q ue se in ter ·ep ta r ão no pon to D. Un indo-se D ·om ]<_, te r c rn of; a pe r poucli c ula r ped ida. Fig. !]4-. 0 ° Dado um po11 to foni de umc.L r ecta tirnr u111 ::t pe rpcmlieula r (L mesma . Dcsn vn-:; ' clu ])On to dado E um a rc:o cl cir e ulo 1iuc venha ·or tar a r~ctn em 2 ponto: D <' Ji'; déstcs pontos como ·ent ro , r aio ig ua l a cli sta nd a en tr e ,uc. cl serent-sc :! cL:·co.- qu e se _cor tarã_o,. ' m ba ixo da r0e tr1 no I on to r:, o qua l unin do -se (' Olll h 11 0 : da r a a per pendic ula r. J,tg. : 1 :j . -1: 0 L va.n tar u111 a verµe ndkula r 110 •x tr cmo üe un, .-1 r da.. Do extre 1110 B deser eve-se, com LtUalque r r aio un 1 . 11 . .0 1 t . _ t· • , e qu · < e crnun c 11 a r ec J. o ponto C (.' deste ponto, com o mesmo raio cl e0,. 1.,. ,•. t . 0 t 1 . . . . ' •~v '- e - . Oll ,J'O i:l l'CO llll. p a.ssnn c o IJor B rn tl'J'S<' ])tC o prrn1 11·0 no ponto D · un ·t- ... c1 . 0 l) · • ) e \. ( m (' prolong ue-se CS.'~L ltnha; do ponto D como c·ent ro e o 111 0 ·mo ra io ail' tl '-' Ll " , .. • • < ' 00 -- :-:i< t eva -.-(' outro nr ·o q u e d ,t rm 1na ra com a. r e ·ta C D, 1n·olongaclc1. o i)onto 1" u • 1 ' . l . 1 r.,· -6 ' .t , . 111nc o-se B co n E teremo~ a per pe lH 1c u a r. 1 1 'lfJ. D • - Resolvem-se ta mbem todos estes ·a: os l)O l' · d lll <'rn C' ('S(]_uad r os. q 1tc . sondo dema iadamente facc i.· deixamo.- de dal-o , a 4 11 i. nº Ti rar uma, pa r all.ela a uma re •ta da clc1.

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