Cartographia escolar: para uso nas escolas primárias

22 CARTOGRAPHIA ESCOLAR .\. nTandeza ele um a ngu lo não depende do comprimento ele scns la do ·, q ue podcriío ::;er prolongados ü1definida mcnte, e sim da maior ou menor abertura e n tr e clles. Lados de wn angulo - são as linha r e ·tas ou c urvas que o formam. Vertice - é o ponto cm que o· lados se encontram. Abe1·tura - é o e paço comprehe ndido entr os lados. Bissecfriz de um ang,tlo - - é a r cc ta que o divide cm 2 partes i "'Ui.LCs. Quanto tL Haturcza do · lado · 1 o::; ,Lng ulos ão : r cctclill o::;, ·u tT c lin co.· e mixtelineos 0 quanto a, un111clcza : recto:t>, agudo.· o obt u ·os, o podem ser a ind a : eo rn p lcmc n t,1, t·el'i . s upplementares, àdj aconto · e , ·er tica lmonto oppo.-to . J?ir;s 44-46. ~ Para div idir um 1:Lngulo cm q ualq uer numer o ele partos ig uaos. Recommendamos sempre o cmpro 0 ·0 do tra nsfe ridor. Di\-ida- ·e o numer o de g r áos eo ntidos no ano elo a ng-111 0 pelo n ume ro el e parte::; q 11 c :-e queir a cllc diYidido. como no c:a:o üa clhi:ão ela ·ire umfcr encia . Por ex mp lo quc1:cmo::; dividir um augulo cm :> partes i 0 ·uacs e applicando o transferidor e; 011 1·amo. ()9". _Dfriclimos 69º por ,l o quocic1:t nos darú 2,Jº que ·ar ü a :}• I a rte p edida . . Apresentamos outro8 caso.- particulares q ue as simpl es fi g uras Yos cxplk,tr i"t o. Jr'igs 47-49. VIII. DA CO STRUCÇAO DO QUADRADO. Só falJaremos do q uadrciclo porque cléllc precisa rnos clr 11ossas cartinhas. para a con strucção pratica Q uadrado - 6 o r ectan (,· ulo c uj os lado. ·1,0 l"ª li 1 • < J r a e os e ig uacs e c: uj as clia g onaes sii o cn tr ' si perpendic ulares. Lados do quadrado ·ão as r edas qu e o fo rn 1 <Lrn., JJ iagonal é a r ccta que une dous de se us a 1 w ulos O t . " , ppo · os. o lado cm que s uppoe-:e ellc pousar ch ama-se ba . . f' . • rst-a base upen or. .- . · se in cr1or e o l)nra llelo a .1ltttl't7, - é a pcrpcndie ular baixada da base 'LII"c .· • J llor pa ra .... · ., · 1º Dado um lado construir um quadra do. ' " ln1 cr1or. ::\[arquc-8e eom o compas8o uma distancia j,.•ua l . 0 l· d . . . o <l <L o (:onhc ,·a ll 1 Llltl c' 0 t t in<ldimda r clctc'rrn 111 -se cs. es po11 tm; \. e 13 De B ci o r cc ;a rce;ta, A B clcscrcv.t-s<.' um a reo : clé · 80 ine ·mo t ]J 1..11 0 a rn csn, · t~omo c:ontro e • · • 1·1 . po11 o J 1eY,t nt<.>-.. . . 1 .. <"0111 o rne ·mo ra10 ,\. H e tonw11clo (' e· -\. co · e t1in c1 p 'l'pc11cl1 c· u m • . - ~ mo c:cntr o d 'Se r a ., . • . . ,1 uc dctcrmrnarno o ponto D. Una-sr D <.:o in J\. ·' dlll-sc 2 outros a r cos e (.;Qlll r llll t Fig . jO. . e cremos o quadrado. 2° Outro ·aso: Trace-.- ' .\. B ig·ual ao h (lo . 1 . . , . ' ' C;QJ] 1C<.;Jllo Jc,·antrm-se 2 perpenclicularcs 1ncl0finicl·1s y,, 1 .· t; <.· d(•~scs rnt•sm os pontos com O c·ompasso a rn esm [I, '' . ' 1 q Ll e-sc

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