Cartographia escolar: para uso nas escolas primárias

- 20 CARTOGRAPHIA E SCOLAR • ' c- 0 de espac;o qu oc ·ur a a cir ·umfcr cn ·ia. Ci i·c~ilo - E at p~r çct C' cortam a ·ir urnfcrrnc·i n sí'.i o : diarnetro. mio, co rda. He<.J1a . _\ s linhas que ocam a othema tan gente, secm1tr. . . . . < p · 'd d r,1·1·curnferencia chama - C em1-Cll'Cll11ltC' rC' lH.:ia. :\. meta e a ,., -. 1 . I ar te da drcumfcrr ncia ·ha rn a-:c ar o. ,\. qua quc1 e , · . 1 clt'", 1 ·clc- •t> cm· ·enti-circulo. H gmcnto. zona. : •dor . c:o roa. () Cll' 'LI O ' " . ' . . . · t S . 1 . ·i s '·ircumfcr encia s podem er : rnt n ores, exteriores, tangen e , Ü' Cll'C:: ll OS e. v • ., . . t . 1· 11 sr•rir)tos e circumscnptos. z, l(J' 29-34 . secan es, ,., VI. DA DIYrn_:i. O DA CTRC ~IFERENC'IA E1l PARTE~ H: UAES. 1• p , 1 ,r n cliddir uma cire11mfcr cncia c•111 2 pa rtes igua es basta tirn r a 11ws111;1 q_ualquer cliamctro. Fig . ,35. 2• Em 4, tir -s á, mesma ~ di ametros pe rpr ndi c: ularcs ' JÜl'l' : i. Fig . . %. :1º Em 8, depois rlc cmpreg-ad o prin eipi o ante' ·r elente tlh·ida -se ao 111eio ::l rrspectivos arcos <' un a-se o · pontos el e di\·isão ao crnt ro tla lll <' snia . Vi/;. ;fi. 4:º Procede- ·e do mesmo modo par a com OR nu 111 ro: duplos de t-i. l' Oni'o lfi. ;~]. ü-l, etc. Apr e. antamos outr a · divi õ que iL vi t a da· ti u·ura. comprr hcncl cr c is. Rccommendamos o emprego do trawsferhlor como meio mai . certo e f,t ·il. Fig. 41. Fa.c;a-se coincidir o centro .do tr ansferidor com O da cii· ·umfcrcnc ia uadn de modo que os respectivos diametro fiquem cm angulo ' r ecto. Divida-se a parte 360º (gr ào · da c_irc u11'. t rcn~in) pelo Hum ro tl e lmrt<' s pcd idiis (cm e, po r exemplo fi g. 41) e o ttuoc1ente no · cl.'t 72". Conte-se uo t ra.n.,-fericlor o. 7~• achado , e determine-se esse ponto o qu al unir-s •-ha eom O centr o da circu_mfcr cncia por meio ele una r ecta. Esse arco ser á a quinta parte da circumfcr encia dada. VII. DOS ,\ NG T u s E Sl .\ Dl\ ' rnà o . Aíigulo - É o espac;o c:omprchendido entre cl 1' se toc·am n 'um ponto. Figl li 2-4.~. uas rnhas, r cctas ou c urvas, <.iLte l)esigna-se um angu lo I or tres letras ou • . Lê-se um angulo pronunciando-se a letra q · tJ ~or uma e tand.o este hioladu. ue e fica no ver tice em segundo logar ·

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0