PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

:111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~~ METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSO PRIMARIO ~~ 107 i.11111111u111111111111111111111111111111111111111111u111111111111111111111111111111111111111115 geiros. Revoltas contra a tyrannia economicà ·e politica, pe– las populações nativistas do Maranhão, Pernambuco e Mi· nas Geraes. lndependencia do Brasil, 1. 0 e 2. 0 reinados, pro– clamação aa Republica e seus antecedentes historicos. 2. 0 anno-Estado geral da Europa ao tempo do des– cobrimento do Brasil e · expansão das navegações portugue– za e hespanhola. Estudos dos systema:s de. colonização pra– ticados no Brasil; synthese de sua historia até á passagem ao ·dominio hespanhol. Conversa sóbre •a colonização e po– voamento dos sertões brasileiros. Fundação da capitania do Pará e exploração do Amazonas. . Lutas pela independencia do Brasil colonial. Refugio de D: ']oã:o VI no Rio de Janeiro e suas ;consequencias quanto á nossa separação politica de Portugal. . Revoluções de Pernambuco em 1817 e 1824. Fundação do lmp'erio brasileiro e critica do primeiro reinado. , Abdi– cação. Regencia. 2. 0 reinado. Política , externa: as guerras, acção diplomatica e estadistas mais illustr.es do Imperio. Movimento abolicionista e republicano. Proclamação da Re– publica; synthese de sua historia até hoje. · Factos ·contempóraneos. .Letras, ártes e ,sciencias. Observação--No ensino desta parte complementar a pro· fessora se guiará pelo methodo de João Ribeiro, po,dendo os alumnos organizar suas notas de modo a habilitar-se para as dissertações que lhe forem designadas. . Jnstrucção moral .em palestra ' ' Curso elementar-4. 0 anno-No ensino desta disciplina não esquecer, em primeiro lugar, os deveres de cortezia e de· affectós escolàres e · praticai-os ·com a maxima naturali– dade e correcção, todos os dias, á entrada .e á sabida das aulas assim como durante as lições. Conversar com os alu– mnos sobre os membros· de· ·suas familias ·e seus parentes, adherentes ou auxiliares e famulos para depois explicar os deveres recíprocos. Sentimentos entre pessoas amigas: Curso complementar-1. 0 anno-Continuação do. estu: llo da moral por um compendio elementar servindo ,de guia ao mestre e cujas lições. devem ser dadas, já- por inte_rp,r_e.; táçãó da leitura, ·já em conversa, como p.nteriormente. Para instrucção cívica, primeiras no.ções de povo, nação e patria, seus govetnos,, distincção .entre .as , formas _de go– verno e conversa soore' o ·• regimen político ·brasileiro. Q presidente da Republica e -o governador do Estado, .os Con: gressos, Federal e os: Estaduaes. Eleição. Justiça. Pblicj~. .

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0